Fique por dentro das notícias do IES

    Faixa Blog

    No esporte de base é muito comum que os jogadores mais desenvolvidos fisicamente e maturacionalmente tenham vantagem sobre os outros concorrentes tanto no processo de seleção, como na participação na equipe titular. Esta vantagem já foi verificada através da preferência por seleção de atletas com estágio de maturação mais avançado e mais velhos (em relação aos meses do ano; 1º trimestre x 4º trimestre, comparação denominada de idade relativa) na formação das equipes, principalmente entre as idades de 13 e 16 anos. Uma das explicações para esta preferência é a momentânea vantagem física (força, velocidade e resistência) e morfológica (maior peso e altura). Contudo, pouco foi investigado como esta momentânea vantagem influência a participação dos jogadores no decorrer do jogo.

    Banner escola

    Para começar a investigar este problema, Felipe Salvado (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal) e colaboradores realizaram um estudo com intuito de observar a relação entre o desempenho físico e maturacional com a participação do processo ofensivo da equipe na categoria sub 13. As medidas de desempenho físico e desenvolvimento maturacional foram obtidas através de testes físicos e avaliações antropométricas. Já a participação no processo ofensivo foi obtida através da análise de interação dos jogadores (número de passes efetuados e recebidos) durante o jogo.

    Clique aqui e leia este artigo completo da Revista Brasileira de Futsal e Futebol de 2018.


     

     

    Faixa Blog

    Nos dias 15 e 16 de novembro, aconteceu o Soccerex USA, evento global que discutiu o futebol e forneceu dois dias de oportunidades comerciais e de networking no esporte, com diversas palestras e exposições.

    O evento contou com uma grande estrutura e aconteceu em um palco muito importante para o esporte americano: o Marlins Park, estádio do Miami Marlins, equipe da MLB, liga de Baseball dos EUA.

    Representada pelo CCO, Ricardo Hechtman, o Business Developer, Marcelo Gonçalves, ex-zagueiro da Seleção Brasileira na Copa de 98, e o representante do IES no Canadá, Alex Viloria, a equipe IES marcou presença no evento para expandir a presença do IES na América do Norte e trazer novos aprendizados e conhecimentos para aprimorar a experiência no uso da ferramenta.

    Banner escola

     

    Ex-zagueiro da seleção brasileira na Copa de 1998 e atual Business Developper do IES, representando a ferramenta no México e nos EUA, onde já temos operações e clientes, Gonçalves viu a feira de maneira bastante positiva. Para ele, o IES tem muito a contribuir com o futebol dos Estados Unidos, podendo inclusive ajudar a seleção americana na formação de novos atletas.

    “A feira foi sensacional. O mundo todo do futebol esteve aqui neste evento. É muito importante para que a gente possa promover e divulgar a ferramenta IES de uma maneira séria e eficiente. Conversamos com muitas pessoas e muitos clubes e eles receberam o IES muito bem. Queremos, através do IES, contribuir para o crescimento e desenvolvimento do futebol nos EUA, já visando a formação de novos atletas americanos para a Copa de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos”.

    Ricardo Hechtman, CCO do IES, avaliou o Soccerex de maneira bastante positiva e viu com bons olhos a participação do IES no evento.

    “Estamos mais uma vez participando de um grande evento, desta vez o Soccerex, aqui nos EUA. Foi uma exposição sensacional, com mais de 2.500 participantes, os maiores clubes e escolinhas do mundo presentes aqui, a CONCACAF e a US Soccer também. Enfim, um grande evento. A gente já tem 10 mil atletas no Brasil e essa feira é muito importante para a ampliar nossa presença internacionalmente”.

    Representante do IES no Canadá, Alex Viloria destacou a boa impressão que a ferramenta deixou nos outros participantes da feira e viu boas oportunidades criadas após a participação do IES no Soccerex.

    “Estamos muito contentes aqui porque a receptividade das pessoas com a ferramenta IES é muito boa. Todas as pessoas com quem falamos gostam muito da nossa plataforma. A Soccerex é uma grande oportunidade de futuro para a gente”.

    Abaixo, você pode ver também um vídeo divulgado pela organização do evento, com alguns dos melhores momentos do Soccerex.
    Clique no play e confira!


     

    Faixa Blog

    A forma de jogar o jogo de futebol, futebol 7 e futsal evolui muito ao longo do processo de formação. Estas mudanças decorrem do aperfeiçoamento técnico-tático com os anos de treinamento e aprimoramento da capacidade cognitiva e do desenvolvimento das capacidades físicas oriundas do processo de crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

    Deste modo, jogos de diferentes idades podem ter dinâmicas de jogo e frequências de ações completamente diferentes. Entender como é o perfil de estilo da forma de jogar de cada faixa etária pode contribuir bastante com o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem do jogo. Este entendimento se aplica a todas as posições, inclusive a de goleiro, jogador que atua nos momentos mais decisivos dos jogos, mas com menor frequência de ações do que os jogadores de linha.

    Banner escola 

    Lucas Ometto Bezerra (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e colaboradores realizaram um estudo com intuito de investigar a variação da frequência de defesas realizadas pelos goleiros durante o jogo entre diferentes categorias etárias e tipos de jogo (futebol de campo 11 x 11 e futebol de 7 x 7). Para isso foi contabilizado o número de defesas realizadas em todo o jogo (pelos dois goleiros) em sete partidas de cada uma das categorias de idade: sub 13, sub 15, sub 17 e sub 20, além do sub 13 no jogo de futebol 7.

    Clique aqui e leia este artigo completo da Revista Brasileira de Futsal e Futebol de 2018


    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    26
    Nov2018

    Relação entre o desenvolvimento físico e maturacional com a interação na construção ofensiva em jogadores de futebol da categoria Sub-13

    No esporte de base é muito comum que os jogadores mais desenvolvidos fisicamente e maturacionalment...

    19
    Nov2018

    Soccerex USA: saiba mais sobre o evento, que contou com a presença da equipe IES

    Nos dias 15 e 16 de novembro, aconteceu o Soccerex USA, evento global que discutiu o futebol e forn...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    logo branca degrade

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site