Fique por dentro das notícias do IES

    A importância da Certificação para o treinador de futebol

    Tanto no Brasil como no exterior, há uma quantidade muito grande de atletas profissionais, e outros tantos que não chegam ao alto nível, que, de alguma forma, retornam, ou permanecem no futebol exercendo novas funções, como treinadores das categorias de base, coordenadores da base, ou até mesmo treinador principal, auxiliar técnico ou gerente dos times profissionais.

    Para estes profissionais, acredito pela indisponibilidade de tempo, devido ao regime de treinos, jogos e viagens, criou-se um modelo de certificação, procurando atualizá-los e prepará-los para a nova realidade, inserindo esta população ao mercado de trabalho.

    Sem entrar na discussão comum, sobre se um curso de poucos dias ou semana é suficiente para preparar estes atletas para as novas funções, o fato e que está é uma realidade mundial, sendo que e o mercado que dirá quais são os melhores profissionais para atuarem nos clubes e nas respectivas funções. Vale lembrar também que em muitos países, esses cursos também são voltados para pais, que muitas vezes como voluntários treinam as equipes de seus filhos e por isso procuram nestes cursos informações básicas sobre treinos para aquelas idades.

    Pelo lado das federações e confederações, a certificação também serve para difundir a base metodológica, ou filosofia de treino e jogo, que estas entendem como a melhor para sua realidade. Tendo a experiência de ter participado de diferentes cursos, de diferentes confederações, posso afirmar que a regra geral não é copiar, mas sim adaptar o número de aulas e conteúdos mínimos por nível, que são exigidos pelos órgãos continentais como a UEFA, para o modelo de treino que cada pais acredita ser o melhor dentro da sua característica de atletas e da forma de jogar.

    Diferença do Brasil para outros países

    Uma diferença que talvez seja mais marcante entre as equipes brasileiras em relação a alguns outros países, é que, além da certificação das confederações, algumas equipes estrangeiras têm uma espécie de certificação interna, onde além de promover cursos e palestras para seus treinadores, estes devem conhecer a fundo a filosofia de treino da equipe, os objetivos e formas de trabalho para cada categoria, tendo assim que adaptar sua forma de trabalhar aos conceitos que regem o clube.

    Vale lembrar que estes conceitos estão muito bem escritos e embasados. Não são apenas um livreto ou “PowerPoint” com títulos e conceitos básicos. Estes são fundamentados e sofrem grande influência da história do clube, que não abandona a sua forma de jogo.

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site