Fique por dentro das notícias do IES

    O desenvolvimento a longo prazo de jovens atletas

    Como já está muito bem documentado, muitas vezes as vitórias nas competições de crianças e jovens escondem alguns aspectos importantes relacionados ao processo de seleção, e de tempo de exposição e qualidade de treinamentos a todos.

    Quando se tem o resultado a curto prazo, a vitória como único foco, a seleção dos atletas acaba dando preferência aos mais fortes e mais rápidos, mas que às vezes ainda apresentam dificuldades técnicas, tanto nas habilidades específicas de jogo, como muitas vezes na coordenação geral sem bola.

    Nestes casos, o que acaba valendo é o número de gols marcados, ou desarmes cometidos pelos defensores, e as deficiências técnicas são deixadas de lado, o que pode futuramente comprometer a carreira deste atleta, mais notadamente quando as diferenças em termos de força e velocidade já não forem tão grandes. Exemplo clássico: Cobrança de falta nas categorias de base, onde joga-se com o gol para adulto: jogador(a) que chuta alto e forte quase sempre consegue marcar o gol, porém a bola entra no espaço entre a mão do goleiro e o travessão. Diferente do(a) jogador(a) que procura colocar a bola longe (ao lado) do goleiro.

    Isto não vale apenas para as deficiências técnicas como um todo, mas para o entendimento de jogo e tomadas de decisões também. Em momentos específicos do jogo, como em situações onde há alguém melhor posicionado, muitas vezes o atleta mais forte e mais rápido, acaba tomando a decisão de ir para o embate ao invés de servir o companheiro(a) melhor colocado(a) (não confundir com a ordem de sempre evitar o 1 x 1 – os confrontos de 1 x 1 também devem ser estimulados).

    Pensando então nos casos acima, é que a IES criou uma avaliação não só técnica mas também de entendimento de jogo (tática), que possui critérios qualitativos e não só quantitativos, como normalmente se propõe.

    Com isso, a IES quer auxiliar jogadores e treinadores no processo de desenvolvimento a longo prazo. Reforçar o que está sendo bem feito, mas também entender o que precisa ser aprimorado, é de fundamental importância.

    Hoje, em muitos países, não especificamente para modalidades coletivas, há a tendência de não mais se dividir os jovens atletas só por idade, mas também pela competência técnica para determinada habilidade. Ou seja, o atleta só muda de nível, ou muda de “dificuldade” depois que dominar muito bem esta habilidade (técnica). Se pudermos extrapolar para o futsal/futebol, o mesmo poderia ser feito, mas respeitando as diferenças por se tratarem de modalidades multifatoriais.

    Com a avaliação qualitativa, o treinador pode manter o foco no desenvolvimento das técnicas e tomadas de decisões que ainda apresentam alguma dificuldade, independente da idade. Com isso, conforme a evolução do(a) atleta, aí sim a avaliação poderia gradualmente passar de prioritariamente qualitativa para prioritariamente quantitativa (o que provavelmente acontecerá no mesmo passo de transição de competições de iniciação, para as competições de alto nível).

    Outra opção que outros países também tem utilizado, é a divisão não apenas por idade, mas também por maturação, dando não só exposição igual em quantidade e qualidade de treino aos jogadores de maturação tardia, como também aumentando o tempo de exposição às competições, dando assim a mesmo oportunidade a todos.

    Porém, o que gostaríamos de ressaltar aqui, é a idéia da avaliação IES, que contempla aspectos qualitativos da técnica e do conhecimento de jogo, auxiliando os (as) professores (as) no processo de avaliação e organização do treinamento. Nós próximos textos falaremos um pouco mais sobre Maturação e como a IES pode te ajudar também em mais está avaliação.

    Cadastre-se e saiba mais sobre o IES Football

    Bons trabalhos!

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site