Fique por dentro das notícias do IES

    Entrevista do idealizador da “Periodização Tática”, o professor Vitor Frade

    Durante muito tempo, o treinamento do futebol e futsal foi organizado levando em conta prioritariamente o desenvolvimento físico e técnico dos jogadores. Com o passar dos anos esta forma de pensar o treinamento começou a receber muitas críticas, principalmente pela pouca ênfase de trabalho nos aspectos cognitivos e organizacionais do jogo. Em virtude disso, começaram a surgir várias formas alternativas de organização do treinamento e dentre elas a “Periodização Tática” tem ganhado grande destaque atualmente.

    A “Periodização Tática” foi idealizada pelo professor português Vitor Frade que propôs uma forma de organização do treinamento orientada ao desenvolvimento do desempenho da equipe como um todo, levando em conta os aspectos físicos, técnicos, táticos – cognitivos (individuais e coletivos) e psicológicos organizando os conteúdos de uma maneira específica à forma planejada de jogar da equipe (que ele chama de modelo de jogo).

    Além disso, o desenvolvimento das sessões de treinamento é restringido a apenas uma forma de exercício (sem oposição, treino em pequenos grupos ou treinos em grandes grupos) por sessão. Deste modo, em cada sessão seria desenvolvido um aspecto específico do jogo como um todo (de modo geral, treinamento individual, treinamento dos conceitos entre pequenos grupos e treinamento de conceitos coletivos).

    Você já conhece o IES, a melhor plataforma de avaliação de desempenho esportivo do Brasil? Clique aqui e saiba mais.

    Apesar de inovadora, esta forma de organização está longe de ser consenso entre estudiosos e treinadores (eu mesmo tenho muitas críticas a esta forma de periodização), porém não se pode negar que esta nova forma de pensar o treinamento apresenta muitos pontos interessantes que realmente podem ser relevantes para discussão de como deve ser a periodização ideal do treinamento nas modalidades de esportes coletivos de invasão como o futebol e o futsal.

    Por esta razão, neste post será apresentado um artigo que reproduz uma entrevista de Paulo Henrique Borges (Universidade Estadual de Maringá) com o professor Vitor Frade sobre as ideias e concepções dele sobre a organização do treinamento e, consequentemente, o detalhamento da proposta de “Periodização Tática”.

    Clique aqui e acesse este artigo da revista Conexões de 2015.

    Espero que aproveitem o artigo.

    por Rene Drezner

    Graduado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e Mestre na área de Esportes do programa de pós-graduação de Educação Física da Universidade de São Paulo, sendo o tema central de tese a “análise e modelagem do jogo no futebol”. Atualmente se prepara para o Doutorado. Foi Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol e Futsal (GEPEFFS) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e na mesma instituição,membro do Grupo de Estudos do Desenvolvimento da Ação e, Intervenção Motora (GEDAIM).Além de sua alta capacitação acadêmica, traz a sua vivência profissional como analista de desempenho de equipes profissionais de futebol masculino de alto nível, preparador físico individual de jogadores de futebol profissional e coordenador de preparação física de equipes profissionais de futebol feminino de alto nível no Brasil, além de Técnico e preparador físico de equipes de categoria de base no futebol.

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre os aspectos comportamentais e o desempenho no futebol

    Os jogos e treinamentos do futebol exigem muito do psicológico dos jogadores. Neste ambiente eles pa...

    08
    Abr2021

    A relação entre condicionamento físico e desempenho no futebol

    No jogo de futebol os jogadores percorrem grandes distâncias ao longo dos 90 minutos de partida. Est...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site