Fique por dentro das notícias do IES

    Ex-Seleção, Gonçalves fala sobre crescimento do futebol nos EUA e vida pós-carreira

    Campeão Brasileiro, Carioca, Mexicano, da Copa América, ídolo do Botafogo, ídolo no México, zagueiro da Seleção Brasileira na Copa de 1998, ex-jogador de Flamengo, Cruzeiro, Internacional, entre outros grandes feitos. Esta é foi a carreira de Gonçalves, um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro nos anos 90.

    Atualmente membro da equipe IES – International Evaluation System, plataforma de avaliação de desempenho esportivo que auxilia na formação de jovens atletas através de dois aplicativos (um para atletas e responsáveis e outro para treinadores) bastante simples de usar, o craque divide sua vida entre Estados Unidos, México e Brasil, utilizando todo seu conhecimento no esporte para ajudar no desenvolvimento do esporte.

    Banner escola

     

    O ex-zagueiro é um exemplo de sucesso dentro e fora de campo. Além das conquistas em campo, Gonçalves conseguiu ter um pós-carreira bem-sucedido, seguindo sua vida na área de negócios do esporte. Formado em Educação Física e MBA em Gestão e Marketing Esportivo, ele fundou, em 1996, quando ainda jogava, a Escola de Futebol Gonçalves, que hoje conta com unidades espalhadas no Brasil, tendo contribuído com o surgimento de alguns talentos do futebol brasileiro e mundial, como os jogadores Thiago Alcântara (Seleção Espanhola) e Rafinha Alcântara (Medalha de Ouro com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas Rio 2016). Além disso, Gonçalves é o Business Developer do IES, expandindo as atividades da ferramenta pelo Brasil, México e Estados Unidos.

    Em bate-papo exclusivo com o IES, Gonçalves falou sobre vida nos EUA, avaliação do desenvolvimento do futebol estadunidense, relação com alunos da escolinha R9 Academy, em Orlando, onde ele dá aulas de futebol, e vida pós-carreira. Confira tudo isso a seguir:

    Equipe IES: A MLS e o “soccer” têm crescido muito nos últimos anos e você tem acompanhado isso de perto. Quais são suas impressões sobre a evolução do esporte no país ao longo destes anos?

    Gonçalves: O futebol nos EUA tá crescendo muito. Eu tô há um ano e meio nos EUA, tenho viajado por toda a Flórida e também por outros estados, inclusive estive ano passado até no Alasca e fiquei impressionado com a quantidade de meninos e meninas jogando futebol. Pude constatar que o Soccer é, de fato, bastante praticado nos EUA atualmente entre crianças de 4 a 19 anos. A quantidade de meninos e meninas jogando é quase a mesma e isso não tenho dúvida que vai levar o país a ser uma potência no futebol daqui a alguns anos. Não é à toa que eles vão organizar mais uma Copa do Mundo em 2026, e o grande desafio da Federação Americana de Futebol é melhorar a qualidade do jogador de futebol americano, para que eles possam ter equipes nacionais competitivas. O americano sempre foi muito competitivo e vencedor em outras modalidades, não tenho dúvida que eles vão querer vencer no futebol também. No feminino atualmente já é uma potência mundial e o masculino também vai pelo mesmo caminho, pela estrutura que existe no país, pelo desenvolvimento do soccer com muitas instalações de primeiro nível, comparadas ao que tem na Europa ou até melhores. Com certeza o resultado dessa estrutura, com a chegada de novos profissionais com capacitação e currículo para desenvolver bons trabalhos, vai levá-los a obter novos resultados no futuro.

    IES: Você visitou os clubes da MLS. Quais foram suas impressões sobre a estrutura dessas equipes e o que você acha que os clubes brasileiros podem aprender com eles?

    Gonçalves: Me chamou a atenção a estrutura que eles têm atualmente no país. A maioria dos clubes possuem CT com muitos campos, de primeiro nível, a exemplo dos grandes clubes do Brasil também, dos grandes clubes da América do Sul, mas as instalações americanas podem ser comparadas com as melhores instalações da Europa, dos grandes clubes europeus. A presença do público nos estádios tem sido algo também surpreendente. Ano passado tivemos uma média de público, por exemplo, no estádio novo do Atlanta United, de 50 mil espectadores por jogo durante a temporada. Isso é algo que a gente não consegue ter no Brasil, nem no futebol Mexicano. Então isso deixa claro a preferência e a paixão do torcedor americano e latino pelos seus clubes, pela MLS, e essa liga está crescendo cada vez mais. Já tem várias cidades na fila para ter times na MLS nos próximos anos.

    IES: Nas últimas semanas, você tem participado das aulas da R9 Academy em Orlando, utilizando a plataforma IES para avaliar o desempenho dos jovens atletas americanos. Como está sendo esta experiência?

    Gonçalves: As avaliações na R9 Academy foram muito boas. A R9 Academy tem equipes que fazem a divisão dos atletas de acordo com o programa deles. Então eu avaliei em alguns dias da semana as equipes do programa competitivo e, nos outros dias, os atletas do programa que eles chamam development, que são os alunos que não têm mesmo nível para estar competindo com as equipes competitivas, que disputam a maioria das competição, se bem que eles também tem uam espécie de competição interna que de vez em quando fazem alguns jogos. Tenho conversado muito com os pais, que já estão baixado o aplicativo, tem achado muito legal a possibilidade de poderem acompanhar o desenvolvimento dos filhos, o nível deles e o progersso, da evolução através do aplicativo do celular, isso tá dando um entendimento melhor pra eles e tá agregando valor à academia

    Equipe IES: Você dá aulas a meninos muito novos, que não te viram jogar. Qual é a reação deles quando descobrem que o professor jogou uma Copa do Mundo pela seleção brasileira?

    Gonçalves: Minha relação com meus alunos é ótima. Logicamente que a maioria deles não me viu jogar, mas hoje, através do próprio aplicativo IES, eu tenho enviado a eles diversos vídeos sobre minha carreira, sobre a Copa de 98 que eu participei, Copa América de 97 (quando Gonçalves ajudou a Seleção a ser campeã do torneio), enfim, vídeos de reportagens sobre minha carreira, para que eles possam, através do aplicativo e da plataforma IES, conhecer um pouco mais de minha carreira. Eles sem dúvida, quando descobrem, ou quando os pais deles contam sobre a minha carreira, ficam satisfeitos, muito alegres, perguntam muitos sobre como era jogar profissionalmente, no estádio lotado, como foi jogar uma Copa do Mundo, contra outros países, etc. Existe uma troca constante de informações e eu acho isso muito legal. Tô sempre disposto a passar para eles todas as minhas histórias e experiências vividas como profissional no futebol internacional.

    Equipe IES: E enquanto você está nos EUA, você segue gerenciando seus negócios ao redor do mundo, como sua escola de futebol no Rio de Janeiro. Como tem sido este gerenciamento à distância das diferentes unidades da Escola de Futebol Gonçalves?

    Gonçalves: O IES tem me ajudado muito nessa questão. A plataforma me auxilia na comunicação direta com os pais e professores da minha escola mesmo estando aqui em Orlando. Outro ponto importante na gestão é que através da Plataforma eu consigo acompanhar a evolução dos meus atletas e como os meus professores estão se saindo em suas aulas. O IES realmente facilita muito este processo.

    Equipe IES: Você tem também papel importante como embaixador da IMG Academy. Conte um pouco sobre esta responsabilidade.

    Gonçalves: Em relação a IMG Academy, eu acredito que seja uma das maiores estruturas esportivas e acadêmicas do país. A estrutura esportiva deles é sensacional, com 20 campos de futebol em tamanhos oficiais, campos de beisebol, campo de golfe, campos de futebol americano, 2 de ginásios poliesportivos, laboratório da Gatorade dentro do centro de performance onde eles testam principalmente os novos produtos e os atletas da IMG Academy tem o privilégio de experimentar em primeira mão todos os produtos da Gatorade. Enfim, é uma estrutura espetacular vinculada à área acadêmica de muita qualidade e tem sido muito interessante participar disto. Eu tenho visitado frequentemente a academia e a gente tá desenvolvendo um trabalho de recrutamento e captação de atletas e alunos para as diversas modalidades esportivas que eles possuem dentro da academia. A gente quer com isso contribuir para o crescimento dos atletas, principalmente voltados para o futebol, mas dando oportunidade aos estudantes do Brasil e de todos os outros lugares do mundo de conhecerem, frequentarem e disfrutarem de toda essa estrutura acadêmica e esportiva da IMG. Meu trabalho como embaixador da IMG, e eu espero estar junto com o IES Football nessa tarefa, tendo a possibilidade de recrutar muitos atletas aqui dentro do Brasil para que eu possa encaminhar para a IMG e que a gente possa fortalecer nossa parceria futuramente

    Equipe IES: E a sua vida pós-carreira como atleta? Conte um pouco sobre os projetos dos quais você já participou após sua aposentadoria.

    Gonçalves: Bom, após ter encerrado minha carreira, eu tenho realizado uma série de atividades no futebol. Já trabalhei como comentarista no SporTV, Band, CNT, Bradesco Esportes FM, e tenho também uma empresa de consultoria, onde eu tenho já ao longo dos anos feito contatos com vários clubes da Europa, enviando atletas de clubes brasileiros para diversos clubes da Suécia, Dinamarca, Noruega, Rússia. Enfim, tenho um network pelo mundo, principalmente no mundo de futebol, bem interessante, e agora eu tenho dedicado a maior parte do meu tempo à implementação do IES na minha escolinha de futebol do brasil e também nos EUA e no México. Nossa meta é fazer a internacionalização da plataforma IES – International Evaluation System não só nos EUA e México, mas também no mundo inteiro, através dos contatos que a gente tem também com clubes da Europa e da Ásia. A ideia é levar essa plataforma maravilhosa de avaliação de performance de atletas para o mundo inteiro, contribuindo para a evolução e melhoria da qualidade técnica dos jogadores de futebol. Este é o nosso desafio, a nossa meta, e a gente tem se dedicado muito, com muito entusiasmo, muita dedicação, para cada vez mais melhorar essa plataforma, essa tecnologia, para que ela possa servir como uma grande ferramenta de evolução no futebol para atletas no mundo inteiro.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site