Fique por dentro das notícias do IES

    Futebol, futsal e especialização precoce

    A especialização precoce é um dos principais temas de debate entre os pesquisadores e profissionais da área do esporte infantil. As principais preocupações estão relacionadas aos efeitos negativos de uma precoce especialização em determinada modalidade, como desequilíbrios articulares, excesso de sobrecarga de treinamento e limitação de repertório motor. Em investigações recentes foi observado que no esporte de alto nível cada modalidade tem uma idade de início e especialização diferente. Por exemplo, na natação e ginástica olímpica o treinamento já é iniciado bem cedo (por volta do sete anos) e no atletismo e remo mais tarde (entre 14 e 16 anos). Mas afinal, como ficam as modalidades de futebol e futsal nesta história?

    Banner escola

     

    Os estudos com futebol e futsal mostram que os jogadores de alto nível iniciam bem cedo na modalidade (por volta de oito anos) e já treinam e competem regularmente por volta dos 12 anos. A partir desta constatação pode-se questionar se existe especialização precoce nestas modalidades, contudo o tema pode ser tratado de outro ponto de vista.

    Os dados da literatura científica dão bons indícios que não existe problema em treinar somente futebol ou futsal desde cedo, pois as modalidades de futebol e futsal oferecem uma gama muito grande de movimentos com e sem a bola. Porém, tem que tomar cuidado com o tipo de treinamento realizado. O problema da especialização precoce fica relacionado com a especialização por posição. Na fase de iniciação é recomendado que a maior parte do treino seja sem especialização por posição, com todos os alunos vivenciando situações de jogo relativas a todas as posições, apesar de já jogarem em posições específicas. Deste modo, todos realizariam treinos de cruzamento e os jogos reduzidos seriam realizados sem definição de posição, por exemplo. Este tipo de intervenção possibilita um maior repertório motor aos alunos e maior conhecimento de jogo. Deste modo, permitiria que os jogadores conseguissem ter boa adaptação a uma possível troca de posição no futuro (existem casos de jogadores que até trocam de posição na idade adulta). A especialização do treinamento ocorreria somente após os 14 anos.

    Com base nesse foco de organização, todo processo de ensino aprendizagem tem que ser voltado para o desempenho geral, inclusive as avaliações de desempenho. Por isso, que as avaliações do IES têm este perfil.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site