Fique por dentro das notícias do IES

    A avaliação física comportamental no sistema IES

    No post de hoje vamos apresentar mais duas categorias de indicadores de avaliação do sistema IES: físico e comportamental.
    A avaliação física é composta por dois indicadores:
    1. Vitalidade
    2. Coordenação geral sem bola

    Vitalidade
    Na avaliação da vitalidade é abordada a participação do atleta nas atividades de treinamento e comprometimento no decorrer dos jogos. Este é um indicador que engloba de maneira geral a resistência (“stamina”) dos jogadores. Entretanto é uma medida mais global, porque é influenciada também pelo aspecto volitivo dos jogadores (o atleta pode ter boa condição física de resistência e ter uma participação diminuída pela sua preguiça ou falta de vontade). Este é um dos indicadores mais simples de serem avaliados e conseguem capturam aspectos chave do desempenho dos jogadores.

    Coordenação geral sem a bola
    O indicador de coordenação geral sem bola avalia a qualidade de movimento dos jogadores nas habilidades sem a presença da bola, basicamente são os deslocamentos, saltos e movimentos de mudança de direção. Este é um item muito importante de ser mensurado já que a maior parte das ações no jogo é realizada sem a presença da bola e nos momentos mais importantes é demandado esforços de altíssima intensidade e velocidade e ter uma boa execução destes movimentos pode gerar uma vantagem crucial para o sucesso das ações. Cada movimento possui aspectos específicos, mas de modo geral é observada a coordenação entre braços e pernas; completa extensão dos segmentos corporais; equilíbrio na realização dos gestos técnicos; correta inclinação do tronco; rápida velocidade de transição entre os movimentos de frenagem e aceleração.

    A avaliação comportamental é composta por dois indicadores:
    1. Reconhecimento e entendimento das atividades de treinamento
    2. Capacidade de trabalhar em equipe (cooperação)

    Reconhecimento e entendimento das atividades de treinamento
    O reconhecimento e entendimento das atividades de treinamento é um indicador essencial para caracterização do comportamento dos jogadores principalmente nas idades abaixo de 10 anos. Neste período as crianças estão começando com sua vivência esportiva e são apresentadas para um novo mundo composto por explicações, demonstrações e execuções. É muito comum neste período algumas destas crianças apresentarem problemas de entendimento das tarefas o que pode afetar de maneira significativa o seu processo de aprendizagem na modalidade. Além disso, este tipo de avaliação pode detectar problemas de aprendizagem geral das crianças (relacionadas às outras tarefas do cotidiano, inclusive tarefas escolares) destacando a necessidade de uma intervenção externa (suporte psicopedagógico) para ajudar no seu desenvolvimento. Este indicador é avaliado com base na observação do professor sobre o entendimento do aluno às instruções demandadas a ele. A observação pode variar desde um fácil entendimento até uma grande dificuldade para realização das tarefas propostas.

    Capacidade de trabalhar em equipe (cooperação)
    O futebol é uma modalidade coletiva e a cooperação entre os atletas é um fator muito importante no ambiente da modalidade. Com base nesse ponto fica fácil de compreender a importância de avaliar o nível de cooperação dos jogadores. Entretanto, existe outro ponto importante a ser destacado. As crianças apresentam tendências de comportamentos egocêntricos e somente ao longo de seu desenvolvimento é que começam a ter um comportamento mais cooperativo. Diante desta característica, abordar o aspecto de cooperação entre os jogadores pode ser um ponto norteador importante para o desenvolvimento do indivíduo ao longo de seu processo de formação como um todo, com impacto positivo sobre o seu cotidiano. No futebol a cooperação pode estar presente nas interações durante as atividades de treinamento e também na forma de cooperação dos jogadores dentro do jogo.

    De modo geral, está é a estrutura da nossa avaliação física e comportamental, para maiores informação entre no nosso site.
    Até o próximo post.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre os aspectos comportamentais e o desempenho no futebol

    Os jogos e treinamentos do futebol exigem muito do psicológico dos jogadores. Neste ambiente eles pa...

    08
    Abr2021

    A relação entre condicionamento físico e desempenho no futebol

    No jogo de futebol os jogadores percorrem grandes distâncias ao longo dos 90 minutos de partida. Est...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site