Fique por dentro das notícias do IES

    Ciência do jogo reduzido: Influência do tamanho do campo sobre a forma de jogar ao longo das idades no futebol de base

    Olá a todos, neste post vamos abrir uma série de seis artigos reportando estudos científicos sobre a influência do treinamento no formato de jogo reduzido sobre o desempenho dos jogadores. O artigo de hoje é referente ao estudo intitulado “Evolution of tactical behavior of soccer players across their development” escrito por Javier Sevil Serrano e colaboradores na revista “International Journal of Performance Analysis in Sport” no ano de 2017.
    10 03 001

    10 03 001a

    10 03 001b
    Apesar de não ser um artigo que estudo diretamente o jogo reduzido ele aborda análise de jogos das categorias de base do futebol espanhol e comparara o desempenho entre as idades, como o formato de tamanho do campo e número de jogadores é diferente entre as categorias é possível fazer uma relação da manipulação de espaço e número de jogadores com o desempenho no jogo.

    Na Espanha as competições formalizadas se iniciam em confrontos de 5 contra 5 em um espaço de 40 x 20 metros na categoria sub 8, depois mudam para confrontos de 8 contra 8 em um espaço de 65 por 45 na categoria sub 10, passa para 7 contra 7 em um espaço de 65 por 45 metros na categoria sub 12 e só a partir da categoria sub 14 que é jogado 11 x 11 no campo normal. No estudo foram analisados jogos entre as categorias sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 19. Assim, é possível comparar o desempenho em jogos de 8 x 8, 7 x 7 e 11 x 11.

    A análise de desempenho dos jogos foi baseada na soma das ações ofensivas com bola realizadas pelos jogadores (progressão com a bola (drible), passe e chute), sendo que em cada ação foi avaliada sua eficiência quanto à decisão e execução técnica. A partir desta classificação foram elaborados índices de eficiência baseado na porcentagem de acerto das ações.

    Resultados:
    Os resultados da análise evidenciaram que existe uma tendência geral de melhora entre a categoria sub 10 e sub 12, com uma queda de eficiência na categoria sub 14 e posterior retomada nas categorias sub 16 e sub 19, como é mostrado nas tabelas. Isso aconteceu tanto com relação à decisão como na análise da execução.

    10 03 002 10 03 003 

     

    Estes resultados mostraram uma tendência diferente da esperada, pois o comportamento normal seria que o desempenho fosse sendo aprimorado ao longo dos anos (o que é evidenciado em teste sobre o conhecimento do jogo e testes técnicos), com a qualidade do jogo da categoria sub 12 sendo melhor do que da sub 10, da sub 14 sendo melhor do que da sub 12, sub 16 melhor que sub 14 e sub 19 melhor que 16.

    A principal diferença ficou na queda de desempenho da categoria sub 14, justamente a primeira faixa de idade que iniciou os confrontos de 11 contra 11 no campo normal de jogo. Em outros estudos também foi evidenciado quedas de desempenho entre as categorias sub 10 (jogo de 8 x 8) com a sub 8 (jogo de 5 x 5).

    Estes resultados dão um forte indício da influência do tamanho do campo sobre o desempenho dos jogadores. Esta influência estaria relacionada com o aumento da complexidade do jogo com aumento do número de jogadores. Ou seja, jogador com campo reduzido e número menor de jogadores podem não abranger alguns aspectos importantes do jogo formal, apesar de promover muitos outros aspectos relevantes.

    Ainda são necessários mais pesquisas para atestar a influência e explicar as razões da mudança de desempenho com a alteração do número de jogadores e tamanho do campo, principalmente com relação a efeito de aprendizagem. Contudo, já temos alguns primeiros indícios desta influência.

    Espero que tenham gostado do artigo.
    Até a próxima.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre a tática e o desempenho no futebol

    A tática é um termo relacionado com a inteligência de jogo no meio do futebol. Nas modalidades espor...

    08
    Mar2021

    Ciência do jogo reduzido: A influência da limitação do número de toques na bola sobre o desempenho nos jogos reduzidos

    No post de hoje vamos debater um artigo que investigou a influência da limitação do número de toques...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site