Fique por dentro das notícias do IES

    A relação entre a técnica e o desempenho no futebol

    A técnica é um dos pré-requisitos indispensáveis para ser um bom jogador de futebol. Ter o controle da bola e ter habilidade para fazer todas as ações desejadas permite ao jogador ter uma grande gama de recursos no decorrer do jogo. Mas afinal como a habilidade técnica gera influência sobre o desempenho jogo de maneira mais detalhada?

    No texto de hoje vamos tentar responder esta pergunta destacando quatro pontos fundamentais ao bom desempenho técnico no jogo: controle sobre a bola; precisão e intensidade do gesto; velocidade gestual; eficiência na situação de jogo.

    O controle sobre a bola é um ponto associado à habilidade em manter a bola sempre em condições de realizar os gestos técnicos desejados. Mais especificamente é uma habilidade relacionada à coordenação geral do movimento e com a habilidade de adaptar a técnica à situação de jogo onde é necessário ajustes da técnica à movimentação da bola e ao tipo de pressão exercida pelo defensor.
    A precisão e intensidade nos gestos técnicos estão relacionadas com a capacidade de realizar os movimentos com grande eficiência independente da situação em que se é confrontado. Dentro deste ponto está relacionado à realização de movimento em situações não ideias (em que não é possível realizar o gesto com a coordenação correta) e os passes em pontos futuros (passe no espaço vazio que vai coincidir com a corrida do atacante).

    A velocidade gestual é um ponto relacionado com o controle do tempo. Quanto mais rápido se consegue realizar o gesto maior será o poder para controlar o tempo de execução. Deste modo, o jogador habilidoso neste quesito vai ter condições de escolher a velocidade de execução de acordo com a situação que for confrontado.

    E, por último, a eficiência em situação de jogo é um ponto associado com o resultado das ações com bola performado pelo jogador em situação real de jogo. Este ponto é uma referência direta à habilidade do jogador em situação real de jogo, ou seja, a sua eficiência em manter a posse de bola e o seu poder de desequilíbrio com a bola.

    A partir do destaque destes quatro pontos é possível direcionar as análises de desempenho e treinamento da habilidade dos jogadores. É óbvio que se especificar os indicadores necessários para cada fundamento técnico às análises e diretrizes do treinamento vão ser mais específicas, precisas e adequadas a cada tipo de posição.

    Espero que tenham gostado do artigo.

    Até a próxima.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site