Fique por dentro das notícias do IES

    A relação entre os aspectos comportamentais e o desempenho no futebol

    Os jogos e treinamentos do futebol exigem muito do psicológico dos jogadores. Neste ambiente eles passam por um longo processo de ensino aprendizagem onde precisam superar muitos desafios para obterem sucesso. São muitos aspectos comportamentais envolvidos e entender os pontos principais que devem ser confrontados é fundamental para o aprimoramento do processo de formação. Neste artigo vamos comentar sobre quatro pontos: compreensão das instruções de treinamento; trabalho em equipe; enfrentamento do medo (jogar sobre pressão); persistência.

    O jogo de futebol é muito complexo com a utilização de muitas habilidades em diversas situações de jogo. Diante desta realidade os exercícios de treinamento costumam abordar diferentes aspectos do jogo de forma muito variada. Além disso, muitas vezes a explicação das tarefas e funções é descrita apenas pela explicação verbal dos técnicos, o que exige grande capacidade de abstração das informações pelos atletas. Diante disto, a atenção e entendimento das informações ganha um papel de destaque no processo de formação, principalmente com relação às crianças mais novas que ainda estão no início do processo.

    Com relação ao trabalho em equipe a importância está sobre saber priorizar o desempenho coletivo em detrimento do individual. A capacidade de cooperação exige que os indivíduos superem as diferenças com os companheiros de equipe para se ajudarem a evoluir em grupo. Dentro deste processo muitas vezes é necessário deixar os objetivos e preferências pessoais de lado em detrimento do todo. Este não é um ponto trivial, principalmente nas idades menores onde as crianças tendem a serem mais egocêntricas.

    Já o enfrentamento do medo está presenta nas situações cruciais dentro do jogo e nos momentos de seleção dentro do processo de formação. O jogo de futebol por ser uma modalidade que se marca poucos pontos (gols) os momentos de situação de gol ganham extrema importância. Nestas situações um erro pode custar a vitória na partida e o jogador que errou ser eleito o culpado pelo sua falha. Este contexto demanda grande pressão psicológica sobre os jogadores e eles precisam ser muito fortes mentalmente para passar por estas situações e seguir em frente. Em alguns casos mais graves é possível presenciar atletas mudando seu estilo de jogo para fugir do enfrentamento destas ocasiões. Além destes aspectos do jogo é muito comum dentro do processo de formação ocorrer períodos de seleção onde apenas alguns atletas continuarão seu desenvolvimento e outros serão excluídos do processo. Nestas etapas os jogadores precisam manter seu nível mais alto de desempenho para serem selecionados. Não é raro observar atletas muito talentosos que não conseguem obterem êxito por não conseguirem jogar sob pressão.

    E, por último, a persistência é um ponto importante pelo grande número de dificuldades que surgem dentro do processo de formação dos jogadores. São muitos os fatores de dificuldade como a rotina pesada de treinamento e jogos, as situações de pressão dentro do jogo, os momentos de seleção para entrar na equipe ou ser titular, problemas familiares entre outros. São muitas adversidades e é comum os jogadores apresentarem momentos de baixo rendimento. Nestas situações desistir do sonho de ser jogador (universitário ou profissional) é uma vontade que aparece muito forte e é preciso ter muita persistência para não desistir.

    Visto este quatro pode-se notar como é importante os aspectos psicológicos sobre o desempenho no jogo de futebol e como esta variável deve ser considerado no processo de formação dos jogadores.

    Espero que tenham gostado do artigo.

    Até a próxima.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site