Fique por dentro das notícias do IES

    O processo de formação do jogador: PDCA

    O processo de formação de um jogador de futebol é muito longo e complexo. Ele é longo porque em média são necessários 10 anos de treinamento para o jogador adquirir o nível de alto rendimento. E é complexo porque o jogo de futebol exige um domínio de diferentes habilidades que combinam aspectos técnicos, cognitivos, físicos e psicológicos em um período que os atletas estão passando por grandes transformações físicas e funcionais. De modo geral, a gestão deste processo é feita em um formato cíclico com uma rotina de atividades que se repetem em uma ordem padrão e se tornam referência para organização do trabalho de formação em longo prazo. Entender os conceitos básicos deste processo é importante para os pais acompanharem o trabalho que estão sendo feitos com os seus filhos.

    Definição de PDCA:
    O processo de longo prazo pode ser descrito com base no método de gestão denominado PDCA. PDCA é uma ferramenta que tem o objetivo de continuamente aprimorar o processo de produção. Ela é composta de quatro passos que originalmente do inglês significam: P – “PLAN”; D – “DO”; C – “CHECK”; A – “ACT”. Em português é traduzido como planejamento, desenvolvimento, conferência e ação. O planejamento se refere ao estabelecimento dos meios necessários para o alcance das metas almejadas. O desenvolvimento consiste na implementação do plano, fase de execução. A conferência está relacionada com a verificação se os resultados alcançados estão de acordo com o que foi planejado. E, por último, a ação se refere ao ajuste do planejamento e desenvolvimento do processo para que os resultados reais se aproximem do planejado.

    PDCA no futebol
    No futebol o processo geralmente é organizado com planejamento anual e programação semanal. Ou seja, o planejamento é pensado para um período de tempo mais longo (ano) e a execução em um período de tempo mais curto (semana). Isto acontece, porque diferente da maioria das atividades, no esporte se passa a maior parte do tempo treinando (para “fazer bem”) e pouco tempo “fazendo o trabalho real” que seria o jogo. Esta rotina faz os jogos terem um papel de grande destaque na regulação da programação das atividades. E como é muito comum treinar durante a semana e jogar no final de semana a programação das atividades fica orientada para preparação para o próximo jogo.

    Se formos colocar a preparação de futebol em um formato PDCA ficaria planejamento, treinamento para o próximo jogo, jogo e análise no desempenho no jogo. Esse ciclo se repetindo ao longo de toda temporada competitiva. Ele até que funciona bem, entretanto este ciclo possui uma limitação. O jogo, por si só, é muito complexo com muitas variáveis que podem afetar o desempenho dos jogadores. Isto restringe a observação dos pontos fortes e fracos do planejamento e treinamento, pois dificulta a análise individual (são muitos jogadores ao mesmo tempo) e impede uma análise mais discriminada do por que do desempenho alcançado (interferência das restrições impostas pelo adversário). Esta realidade traz a necessidade de incremento de um método de avaliação e controle mais individualizado, parametrizado e objetivo.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site