Fique por dentro das notícias do IES

    A pirâmide de contribuições para suporte ao desenvolvimento do atleta

    Para tudo existe uma organização mínima, nada se é formado apenas pelo caos. A formação de um atleta de futebol não é diferente, e os clubes/escolas costumam ter seus manuais metodológicos para guiar professores, coordenadores e treinadores sobre para qual direção encaminhar o processo de formação de determinada categoria. Isso é feito tendo em vista cultura, história ,estrutura dos clubes e, é claro, também os períodos sensíveis de desenvolvimento dos atletas.

    Mas tem coisas que, de maneira mais generalista, precisam de menos detalhamento e padrão para organizar, entretanto, ficam mais fáceis de se construir se tiverem um “framework” padrão a ser preenchido. Aí vai uma pergunta: como pai/responsável de um atleta, você tem em mente como instruir seu filho ou apenas acompanha, apoia e vive o desporto de acordo com a aleatoriedade que o futebol proporciona? Neste breve artigo te apresentaremos um modelo simples a se preencher, uma escala de prioridades para que você busque qualificação e conhecimento e também possa abordar de maneira mais assertiva o apoio ao jovem futebolista.

     Blog 11082021 a

    Nesta série de materiais que compartilharemos com você utilizamos a estrutura de nossa “Pirâmide de contribuições para suporte ao desenvolvimento do atleta” como modelo que guiará nossos próximos conteúdos. Cada item relevante será detalhado de forma que você tenha noções gerais e possa buscar mais e mais conhecimento, para ser capaz de realmente agregar na formação de seu filho de maneira positiva, ao invés de interferir de maneira tóxica, como você já deve ter se deparado pelos campos e quadras da vida, com pais pressionando e atrapalhando as atividades.

    Na base da pirâmide temos as obrigações naturais do pai como educador. Isso envolve a responsabilidade sobre o desenvolvimento comportamental do atleta através da educação no esporte. Na parte que chamamos de “Valores e Princípios” cabe ao pai fundamentar valores éticos, de conduta geral, hierarquia e até religiosos de acordo com a constituição orientada de sua família, fora do ambiente esportivo. É na diversidade de orientações e princípios das tantas famílias envolvidas em um processo de formação da equipe que o esporte ensina o respeito pelas diferenças e a sabedoria de apropriar-se das experiências dos demais colegas.

    No segundo nível, o meio da pirâmide, está a parte que chamamos de “Técnico Básico”, onde vamos focar maior atenção na nossa sequência de conteúdos propostos. Nela vamos munir você com noções básicas do processo de formação, facilitando seu entendimento sobre tudo que ocorre no processo de formação, a importância do desenvolvimento individual, os cuidados com excesso de treino e pressão e etc.

    No topo da pirâmide está a parte relacionada a “Apoio Prático”. Nela iremos explicar de que forma o pai pode atuar efetivamente no apoio ao desenvolvimento técnico do atleta sem interferir no trabalho dos treinadores, bem como sem ferir a liderança dos mesmos sobre as crianças. Também falaremos sobre como otimizar seus momentos de lazer junto ao seu filho para que ele possa brincar de bola com você e seguir evoluindo, se divertindo e fortalecendo laços afetivos com a família dentro também do esporte.

    Concluindo esta breve introdução, em breve vamos mergulhar no processo de formação de atletas no futebol e seu desenvolvimento individual. O IES chega para você a fim de potencializar o prazer do futebol vinculando ao que há de melhor em avaliação técnica e desenvolvimento individual de atletas para seu filho.

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site