Fique por dentro das notícias do IES

    Noções Gerais Sobre Treinamento e Formação de Atletas Para Pais

    Da iniciação esportiva até a fase de especialização (que antecede o rendimento) os treinamentos costumam seguir certas metodologias de trabalho, assim como seu currículo de formação. Neste texto te apresentaremos um pouco sobre os métodos analítico e sistêmico. Confira abaixo!

    Método analítico

    O método analítico corresponde ao treinamento de correção de gesto técnico e motor do indivíduo. Isso envolve gestos repetitivos, normalmente feitos de forma individual (mas que também podem ser feitos em duplas, trios e estafetas) e que trabalham os fundamentos da modalidade e a motricidade, sem que haja confronto ou situação de jogo.

    Método Sistêmico

    Já o método sistêmico, bastante utilizado nos dias de hoje, corresponde aos pequenos, médios e grandes jogos. Ele possui o foco do atleta desenvolver suas valências físicas, técnicas e cognitivas em situações reais de jogo, ou se aproximando o mais perto disso.

    O que vem antes do desenvolvimento específico da modalidade?

    No período de formação de atletas, antes de pensar se o filho vai se tornar ou não um jogador de futebol profissional, é importante olhar para o desenvolvimento humano da criança, focando em o que todas aquelas vivências irão influenciar na vida dela, bem como o exercício da cidadania.

    Durante os treinamentos, ao longo do tempo vão se criando vínculos de amizades permanentes. A responsabilidade, capacidade de interagir com as pessoas e esperar seu momento são marcantes no processo, assim como a independência. Toda a interação no grupo faz com seu individual fortaleça, e que se valorize sempre certos princípios de conduta nas posteriores atividades realizadas na vida profissional e pessoal.

    Assim, como nas demais modalidades esportivas, o futebol deve ter um cuidado grande com as estratégias metodológicas e pedagógicas, respeitando as etapas de desenvolvimento da criança para que não cause equívocos e faça com que seja desgastante para os envolvidos.

    Fazer com essa caminhada seja satisfatória, divertida e amparada influenciará muito no sucesso do processo de formação. Então, os pais são essenciais nesse caminho: são aliados que em casa fazem um intermédio, habilitando seus filhos de valores que se completam dentro do grupo, além de auxiliarem para que haja tranquilidade na prática do esporte, ao invés de um cenário que pressione a criança e tire dela o prazer de “brincar de bola”.

    O futebol deve ser visto mais como riqueza de cultura, educação e lazer. Ele é uma, das mais belas ferramentas de construção de seres humanos, do que somente essa constante busca de riqueza material, que é consequência no processo, e que uma pequena parcela irá atingir.

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site