Fique por dentro das notícias do IES

    A importância da avaliação individual dentro do processo PDCA

    PDCA é um método de gestão que tem o objetivo de melhorar continuamente o processo de produção. Este método divide as etapas de produção em quatro: planejamento, desenvolvimento, conferência e ação.

    No futebol este processo pode ser adaptado com base em bloco de treinamento a partir do ciclo semanal de preparação. Assim as quatro etapas seriam: planejamento, treinamento, jogo e análise de desempenho do jogo. Entretanto, a análise de desempenho do jogo capta superficialmente o desempenho individual, dando pouco suporte para a avaliação da eficiência do planejamento e, consequentemente, para o treinamento sobre o aprimoramento dos jogadores de maneira mais específica, algo muito prejudicial no ambiente das categorias de formação. Esta realidade traz a necessidade de uma avaliação mais profunda e específica, centrada no nível individual, Confira abaixo mais sobre isso!

    A importância de uma avaliação individual de desempenho

    A avaliação de desempenho tem a função de conferência dentro do processo de preparação do jogador. Seria uma fase de controle de qualidade das outras etapas (no caso do futebol, planejamento e treinamento). Ela deve gerar a base de informação para alimentar o processo de recalibração do bloco de preparação, com intuito de assegurar que os resultados atinjam as metas estabelecidas. A partir dela pode-se certificar a eficiência das ações desenvolvidas (planejamento e treinamento) ou detectar pontos que precisam ser aprimorados, o que vai acarretar no ajuste do processo (correção do planejamento ou treinamento).

    O ato de avaliar consiste na comparação do desempenho obtido com padrões previamente estabelecidos. Assim, quanto melhor for descrito o desempenho e mais claro tiver os padrões de comparação (seleção dos indicadores e critérios de classificação), mais eficiente e específica será a informação produzida pela avaliação e melhor será o suporte para fomentar as futuras ações dentro do processo de preparação do jogador.

    O controle é a certificação que o processo está caminhando no sentido desejado. Quando o controle é mal feito corre-se grande risco de perda de eficiência do processo. No caso do futebol, seria perda da qualidade da formação do jogador (a partir de treinamentos inadequados, por exemplo), o que pode acarretar em um sério prejuízo técnico e possíveis perdas de oportunidade dentro da modalidade (como perda de bolsas de estudo ou titularidade da equipe). Assim, torna-se extremamente relevante ter uma boa e contínua avaliação de desempenho ao longo do processo de formação.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site