Fique por dentro das notícias do IES

    A importância do Desenvolvimento Individual dentro das Categorias de Base

    O processo de formação nas categorias de base deve seguir as etapas de desenvolvimento, iniciação e especialização, para depois passar ao rendimento. Desde a iniciação ao esporte, o desenvolvimento individual do atleta é o que normalmente vem sustentando boas equipes no futebol mundial e a evolução do futebol como um todo. Fica claro que a estagnação técnica das equipes costuma ser a chave do fracasso de grupos antes tidos como imbatíveis. Ou seja, é na filosofia de melhoria contínua que reside o sucesso do atleta em alto nível.

    Procurando desenvolver e otimizar os seus jogadores através dos princípios da criatividade, inteligência de jogo e especificidade, a fim de potencializar maior qualidade e novos talentos, os programas de desenvolvimento individual das escolas, clubes, academias ganham cada vez mais espaço nas idades iniciais. É neste ponto que o IES chega para agregar valor ao desenvolvimento do seu jovem atleta.

    O tema da especialização precoce é sempre questionado de maneira pejorativa, mas a partir do momento que um esporte é definido como principal, conteúdos específicos são trabalhados, sem deixar os movimentos gerais de lado. A criança vai apresentando características que podem ser desenvolvidas ao longo da caminhada, respeitando sempre as fases e períodos sensíveis e, ao contrário do sugere o termo especialização, não precisa ser algo necessariamente restrito, chato e previsível. Pelo contrário, até mesmo a especialização pode ser divertida e interessante ao atleta envolvido.

    Em 2008 o jornalista e escritor canadense Malcolm Gladwell escreveu o livro Fora de Série, que trás a tese de que são necessárias, pelo menos, dez mil horas de prática em alto nível para atingir o nível de um expert mundial em alguma atividade específica. Isso nos faz pensar que o talento e as habilidades são totalmente possíveis de serem desenvolvidas no futebol, além do chamado talento natural ou até mesmo “dom”.

    Sabemos que para um atleta alcançar esse grande desempenho e chegar no rendimento, realizando o sonho de tornar um profissional, o treinamento com sua turma/equipe, de forma sistêmica, não será suficiente. Ele terá que, juntamente com suporte de profissionais capacitados da área, trabalhar as suas potencialidades e fragilidades de forma direcionada: parte técnica e tática do jogo. Ou seja, um treinamento individualizado para complementar as atividades, algo que o IES proporciona com maior assertividade.

    Estando nas categorias de base de qualquer clube, a concorrência externa de novos atletas a ingressarem na equipe será algo rotineiro e que pode significar uma pressão contínua pela sequência no grupo ou, por outro lado, o combustível para incentivo na busca contínua por evolução. É relevante voltar a frisar aqui a importância do controle do desenvolvimento individual do atleta. Somente aquilo que é metrificado é avaliável, então, ter um plano de desenvolvimento para o atleta é fundamental para entender se seu filho está “sobrevivendo” em um clube ou está evoluindo dentro dele. É da soma de grandes valores individuais que vivem as equipes competitivas dos clubes, portanto, ser um atleta com curva de evolução e crescimento ascendente pode garantir um espaço dentro das categorias por mais tempo, viabilizando, a cada dia, um tijolinho a mais na construção do sonho de ser atleta profissional.

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site