Fique por dentro das notícias do IES

    A Importância de Brincar de Futebol com seu Filho

    A interação da família com a criança desde muito cedo trás enormes avanços no seu desenvolvimento, seja ele pessoal ou físico. Como toda a atividade e modalidade, o futebol tem o desenvolvimento motor como um dos principais objetivos na iniciação esportiva. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com ele.

    Dentre os outros objetivos não menos importantes estão os aspectos socioeducativos e culturais. Esse aculturamento promove futuros consumidores do futebol, sendo os indivíduos que serão capazes de se relacionar criticamente, consumir, construir e ressignificar. O futebol envolve muita coisa, proporcionando com valores e marcas para a vida toda. Ele é uma das melhores ferramentas de auxílio para esses objetivos, claro que se principalmente feito de forma atrativa desde a iniciação. Vários autores apontam que o brincar de bola nas idades menores refletem e muito no desempenho esportivo a longo prazo, seja ele chegando no rendimento ou mesmo nas suas demandas de trabalho.

    Qual a relação com o ESTADO DE FLOW (fluxo)?

    Segundo a teoria do Psicólogo Mihaly Csíkszentmihályi, Flow é o estado mental de operação na qual o indivíduo se encontra totalmente imerso naquilo que ele está realizando. Para isso, nada melhor que o exemplo de uma criança brincando, não é mesmo? Ela fica envolvida com aquilo e não quer saber de mais nada.

    Levando para o contexto da modalidade, se tem a necessidade de criar atividades que possam despertar interesse a prática e que tragam prazer as crianças em cada sessão de treinamento e, ao mesmo tempo, inserindo conceitos da modalidade, assim como respeitando as etapas de desenvolvimento.

    Os pais podem se desafiar diante de atividades e brincadeiras que envolvam os fundamentos do esporte, proporcionando estímulos cognitivos e dando liberdade para seus filhos tomarem decisões, aproximando-os ainda mais um dos outros aliando duas paixões: a família e o futebol. Assim, acreditamos que tornar o ambiente atrativo e agradável facilita na aprendizagem do indivíduo, indiferente do nível técnico, vale para TODOS! A Importância da diversão para o aprendizado na Iniciação ao Futebol é coisa séria!

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site