Fique por dentro das notícias do IES

    Pré-requisitos para avaliação da recepção de passe

    A recepção de passe é uma habilidade muito importante no jogo de futebol. Ela possibilita que o jogador tenha o controle da bola e consiga realizar a próxima ação de maneira mais rápida e equilibrada possível. Mas afinal, como podemos avaliar essa habilidade? Neste artigo vamos destacar quatro pontos para avaliar este quesito: “timing” de controle de bola; direcionamento da bola; velocidade de conexão com o próximo gesto; movimentação em direção à bola.

    O “timing” de controle é relacionado com a capacidade do jogador em dominar a bola quando a mesma vai a sua direção. Ele representa o requisito básico para fazer a recepção e ter o controle da bola. De modo geral, este critério só se aplica na avaliação de atletas iniciantes.

    O direcionamento da bola está relacionado com a ação de posicionar a bola para o próximo gesto ou espaço livre. Este indicador é comumente chamado de “primeiro toque” e muitos consideram uma habilidade básica do jogo. Esta ação de direcionar a bola é um recurso para dificultar a tentativa de roubada de bola de um defensor próximo além de ser um meio para facilitar a execução da sequência da jogada. Ela é uma característica essencial para todo jogador de nível competitivo.

    Blog 12012022 a

    A velocidade de conexão com o próximo gesto representa o engajamento da recepção com o gesto seguinte. De maneira ideal seria a forma que potencializa a próxima ação. Esta habilidade é muito importante nas situações de grande restrição de tempo para agir como nos momentos de forte marcação ou nos lances decisivos para desequilibrar a defesa e conseguir criar situações para finalizar a jogada.

    E, por último, a movimentação em direção à bola é uma característica relacionada ao movimento de ir ao encontro da bola ao invés de esperar a bola chegar até o seu pé. Está movimentação de ir ao encontro é muito importante para acelerar o andamento de uma jogada (vai conseguir recepcionar a bola antes) e para evitar que um defensor próximo a você consiga interceptar o passe recebido.

    Espero que tenham gostado do artigo.

    Para maiores informações visite o nosso site.

    Até a próxima.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site