Fique por dentro das notícias do IES

    Os tipos de jogadores no ambiente das categorias de base

    As modalidades esportivas coletivas, como futebol e futsal, exigem muito de seus praticantes, pois, é necessário ter o domínio de diversas habilidades em diferentes áreas (como condicionamento físico, psicológico, técnico e cognitivo, por exemplo). Este processo é algo muito complexo e que demanda uma grande quantidade de tempo de preparação. Além disso, é possível vivenciar as modalidades de diferentes maneiras que exigem diferentes níveis de desempenho (como por lazer ou competição, por exemplo). Com isso, é possível ter diferentes demandas de treino dentro de uma mesma modalidade.

    Esta variedade se acentua no ambiente do treinamento de crianças e adolescentes, que podem possuir diferentes objetivos com a modalidade e diferentes tempos de experiência com o treinamento. Com base nesta realidade, nós, da equipe da SFERO|IES, dividimos os atletas em quatro tipos de perfis, estes que podem ser encontrados no ambiente das escolinhas e equipes de base: iniciação, recreação, competição e rendimento. Confira abaixo detalhes sobre cada um deles!

    Blog 02022022 a

    Perfil 1: Iniciação
    O perfil de iniciação é composto, de modo geral, por crianças que estão no início da sua vivência esportiva. Os jogadores enquadrados neste perfil tendem a apresentar um mau desempenho em quase todos os fundamentos da modalidade (pois são atletas iniciantes), deste modo, o foco do treino é voltado para melhora generalizada de todos os fundamentos.

    Perfil 2: Recreação
    O perfil recreativo é composto por indivíduos que utilizam a modalidade como uma forma de entretenimento e atividade física. Neste perfil o principal objetivo é condicionar o jogador a praticar a modalidade de uma maneira prazerosa e eficiente. Assim, o foco do treinamento deve ser voltado para o aprimoramento dos fundamentos mais deficitários, buscando melhorar o desempenho nas atividades recreativas.

    Perfil 3: Competição
    O perfil competitivo é composto por atletas que estão iniciando o seu processo competitivo. Neste perfil é esperado que os jogadores já apresentem um nível razoável de desempenho, responsável por propiciar o início do treinamento especializado com o direcionamento para aprimoramento dos fundamentos específicos à sua posição.

    Perfil 4: Rendimento
    Por último, o perfil rendimento é composto por atletas que já competem em um nível mais alto. Neste perfil busca-se alcançar uma vaga em uma equipe de alto nível (profissional ou bolsa de universidade, por exemplo). Assim, é necessário realizar um treinamento intenso e específico que procure potencializar os pontos fortes para propiciar destaque nos processos seletivos e competições.

    Como visto acima, cada perfil apresenta uma demanda de treinamento específica. Portanto, um aspecto muito importante é saber qual é o objetivo do aluno para propiciar um treinamento adequado e uma experiência harmoniosa com a modalidade, que no nosso caso é o futebol ou futsal, sem criar nenhuma expectativa exagerada sobre os jovens jogadores.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site