Fique por dentro das notícias do IES

    A avaliação SFERO | IES na iniciação e na Recreação

    Os atletas iniciantes estão no começo da sua vivência esportiva. Com isso, eles têm a tendência de apresentar um baixo desempenho em quase todos os fundamentos avaliados. Esta situação demanda um foco específico na análise da avaliação IES, pois, uma má utilização da avaliação pode provocar situações desagradáveis e desnecessárias com os atletas deste perfil.

    A primeira ação é focar nos resultados descritivos da avaliação. Estes dados vão produzir um retrato de como está o desempenho do atleta e quais são as principais deficiências que precisam ser enfrentadas para a melhora de desempenho em cada fundamento. Assim, a avaliação IES vai se tornar a base de referência para a construção do programa de treino para o aprimoramento de desempenho.

    A segunda ação seria interpretação dos resultados quantitativos da avaliação. O resultado por si só não é importante para estes atletas, pois a maioria das notas vai ser muito baixa, algo que pode ser extremamente desanimador para os atletas iniciantes, principalmente se for utilizado para comparar o desempenho entre os jogadores. A correta utilização do resultado quantitativo é estabelecer uma primeira referência para servir como parâmetro de evolução ao longo do tempo, tendo a comparação das notas da avaliação inicial com as avaliações subsequentes. Deste modo, os resultados vão ter utilidade somente nas avaliações futuras como base de comparação.

    Os pais dos atletas iniciantes precisam ser pacientes e controlados, afinal, os seus filhos estão no início de um longo processo de formação em que vão ter que transpor várias barreiras. Assim, é importante pensar etapa por etapa, respeitando o tempo de aprendizagem do jovem jogador, principalmente com relação à evolução das notas da avaliação.

    Blog 08022022 a
    Na Recreação
    Os atletas que apresentam perfil recreativo buscam o treinamento como meio de melhorar sua relação com a modalidade. Deste modo, o treinamento surge como uma ferramenta para conseguir um desempenho mínimo que seja suficiente para uma prática prazerosa e harmoniosa.

    Neste contexto, os resultados da avaliação IES devem ser analisados com intuito de nivelar o desempenho do jogador em todos os fundamentos focando nos pontos mais fracos. Para isso é necessário:
    1- Dar grande ênfase sobre o aspecto descritivo da avaliação. Com isso, é possível identificar de maneira bem discriminada o que precisa ser melhorado em cada item avaliado.

    2- Não utilizar os dados quantitativos para comparar o seu desempenho com colegas ou padrões de referência. Provavelmente o desempenho dos atletas com perfil recreativo não tendem a ter muito destaque e não é necessário ranquear o sua nota com os outros, pois o seu objetivo não é competitivo. Assim, sua “competição” é somente com ele mesmo.

    3- Utilizar a comparação com o desempenho esperado para a idade para identificar os fundamentos mais deficientes que precisam ser mais enfatizados no treinamento.

    4- Utilizar os dados da avaliação quantitativa com referência padrão para analisar a evolução de desempenho ao longo do tempo.

    Vale sempre ressaltar que o perfil recreativo precisa se concentrar somente na evolução individual sem preocupação com a comparação com os outros jogadores. Este é um ponto que os pais devem sempre levar em conta na análise da avaliação.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site