Fique por dentro das notícias do IES

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar diferentes atividades ao mesmo tempo. Costumeiramente, o professor divide o espaço com atividades diferentes e as crianças tentam executar as tarefas da melhor forma possível.

    As tarefas podem ser divididas em gestos isolados, como apenas condução, controle e etc, ou podem combinar diferentes gestos como condução seguida por finalização, ou controle com finalização.
    Conhecendo bem seu grupo, o professor pode priorizar uma das duas formas de trabalho citadas anteriormente, dando ênfase a um determinado gesto, ou combinando as ações e assim aproximando mais à realidade do jogo. Porém, além do circuito técnico, há também o circuito que contempla situações de jogo, principalmente os duelos de 1 x 1 e 2 x 1. Neste caso, pode-se também associar algum gesto específico, como o domínio de lançamento vindo do goleiro, antes de se iniciar o duelo, trazendo novamente o exercício para uma situação mais próxima da realidade do jogo.

    Para as idades menores, o ideal é usar um número menor de estações e um número menor de tarefas em cada estação. Assim, o foco fica no gesto técnico escolhido. Para os mais velhos, a partir dos 11 anos, pode-se montar um circuito com um maior número de estações e combinar múltiplas tarefas em cada estação.Aliás, combinar múltiplas tarefas em cada estação é o conceito hoje mais aceito, já que evita que o (a) atleta crie um padrão motor e fique repetindo o gesto técnico indefinidamente.

    A idéia é intercalar os gestos técnicos, para que o(a) garoto(a) tenha que sempre adaptar o movimento à nova tarefa. Ou, como dissemos anteriormente, colocar os gestos em sequência, onde o sucesso de uma ação é dependente da ação anterior, como domínio orientado e chute, aproximando a ação ao ambiente de jogo.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site