Os números do crescimento do Futebol e do Futsal nos Estados Unidos

    Muito tem se falado sobre o crescimento do Futebol em países como EUA e China, mas pouco vemos realmente de números e dados que comprovem ou estudem este crescimento.

    Mais especificamente nos EUA, os números tanto do Futebol como do Futsal aumentam a cada ano, mas a quantidade de diferentes Federações e Ligas que existem nos país, dificultam uma análise mais aprofundada.

    Além disso, no caso do Futsal, muitos clubes, também chamados de academias, organizam ligas internas como forma de manter seus atletas em atividade no inverno. Estas ligas ficam fora das estatísticas, subestimando o número de praticantes.

    Crescimento do número de atletas registrados e popularidade entre os mais jovens
    Segundo a US Youth Soccer (www.usyouthsoccer.org), nos anos 80 havia 810.793 atletas registrados. Em dez anos, o número cresceu para 1.615.041, passando então para 3.036.438 em 2010. O último registro apresentado no site, em 2014, mostra uma manutenção nos números, girando em torno de 3.055.148 atletas.

    Este aumento no número de atletas registrados, parece vir em conformidade com o esforço das ligas locais em promover o esporte, aumentando o tempo de exposição nos canais locais. Segundo o site www.ama.org, o futebol sempre foi considerado o esporte do futuro nos EUA, porém, no período pré-internet e com pouca exposição na TV, o esporte nunca cresceu nos números esperados.

    Leia também: Ex-goleiro da seleção brasileira de Futsal, Lavoisier exalta parceria entre IES e Carlos Barbosa Futsal – ACBF

    Leia também: Elaborando um bom plano de aula para treinos de Futsal e Futebol de CampoLeia também: Elaborando um bom plano de aula para treinos de Futsal e Futebol de Campo

    Baixe GRÁTIS o E-Book “Análise de Desempenho: Orientações para construção de um modelo para análise do adversário”

    Já nos últimos anos, com uma maior exposição não só dos jogos locais, como também das ligas internacionais, além de uma boa estratégia nos canais de internet, o Futebol se tornou, mais especificamente em 2012, o segundo esporte mais popular entre jovens de 12 a 24 anos e o quarto para toda a população (ESPN Sports Poll).

    A Major League Soccer (MLS) e o público que consume Futebol nos EUA
    Além do esforço para o aumento na exposição, a Major League Soccer (MLS, principal liga de futebol dos EUA) também trabalhou junto às equipes para criar e compartilhar as melhores práticas de marketing e de experiência, buscando um melhor relacionamento com seus clientes e o aumento de receita. Esse esforço mostrou-se efetivo, já que de 2009 a 2013, o número de torcedores da MLS aumentou 13.6%, saindo de 3,6 milhões para 6 milhões, de acordo com a consultoria Repucom. Já na temporada 2016, a MLS teve uma média de público de 21.692 pessoas por jogo, com um total agregado de 7.375.144. Este número total de torcedores coloca a MLS em sétimo lugar quando comparada com as maiores ligas do mundo.

    Média de Público por jogo nas Principais Ligas Norte-Americans (2017)
    MLS 18.438
    NASL 4.643
    NWSL 3.452
    USL 4.179

    Já em relação ao público que de alguma forma consome o futebol, um estudo de 2007 mostrou que, naquele ano, 4 milhões de adultos participavam de alguma forma no futebol: Jogando (52%), como treinadores (5%), árbitros (2%), voluntários/Administradores (8%), Pais (33%). Este mesmo estudo demonstrou que para cada criança que participa dos programas de futebol, há pelo um adulto que é ativamente envolvido (treinador, árbitro, voluntário, etc.).

    Estes adultos são influenciadores, sendo que 59% possuem diploma universitário e 96% tem acesso à internet. Um estudo mais recente mostra que o público americano, fã do futebol, tem renda acima de US$25.000,00, uma renda média acima da média americana.

    O número de americanos interessados no Futebol (soccer) ainda é considerado pequeno (27%) se comparado a outros países, como o Brasil (67%). Porém, é um público com alto poder de consumo e, acredita-se que este número deva crescer muito, já que é conhecido que quanto maior o número de praticantes, maior o interesse pela modalidade, e como vimos anteriormente, o número de praticantes não para de crescer.

    Pensando ainda no mercado consumidor, as pesquisas mostram que 33% da audiência é de hispânico, sendo então um importante grupo de consumo do futebol nos EUA.

    Como vimos neste resumo, o futebol e as suas diferentes formas de jogo, como o Futsal, continuam crescendo em número de participantes e de pessoas de alguma forma diretamente envolvidas com o jogo. As ligas profissionais de futebol continuam anunciando expansão, aumentando o número de times, assim como está previsto para 2018 o lançamento da Liga Profissional de Futsal. Com isso, o futebol nos EUA continua sendo um mercado promissor.

    por Luis Fernando Paes de Barros

    Mestre em educação Física e pesquisador do Laboratório de Performance no Esporte na USP, integrou as seleções do Chile e Qatar e ministrou diversas clínicas e cursos de Futsal pelo mundo, inclusive para THE FA (Federação Inglesa de Futebol) em 2014 e 2015. Foi técnico da base de Futebol de campo no Santos FC de 2013 a 2015 e do Palmeiras até 2016, quando foi convidado pelo Agleymina Hamamatsu, clube de primeira divisão do Futsal Japonês, para coordenar o time profissional e de base.

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site