No meio das escolinhas de futebol é muito comum existir uma equipe de competição formada pelos melhores alunos da escolinha. Os jogadores desta equipe são submetidos ao um treinamento mais intenso e volumoso do que os outros jogadores, fato que pode fazer eles se desenvolverem mais. Além disso, também é possível existir diferenças de perfil antropométrico e de idade entre os alunos selecionados com os outros.
Para investigar este problema, Felipe Bierhals Bilhalva e Victor Silveira Coswig realizaram um estudo comparando o desempenho físico e características de idade e antropométricas entre jogadores da equipe competitiva e recreacional entre 12 e 13 anos de uma escolinha.
Clique aqui e acesse este artigo da Revista Brasileira de Futebol e Futsal de 2017.
Espero que aproveitem o artigo.
por Rene Drezner
Graduado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e Mestre na área de Esportes do programa de pós-graduação de Educação Física da Universidade de São Paulo, sendo o tema central de tese a “análise e modelagem do jogo no futebol”. Atualmente se prepara para o Doutorado. Foi Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol e Futsal (GEPEFFS) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e na mesma instituição,membro do Grupo de Estudos do Desenvolvimento da Ação e, Intervenção Motora (GEDAIM).Além de sua alta capacitação acadêmica, traz a sua vivência profissional como analista de desempenho de equipes profissionais de futebol masculino de alto nível, preparador físico individual de jogadores de futebol profissional e coordenador de preparação física de equipes profissionais de futebol feminino de alto nível no Brasil, além de Técnico e preparador físico de equipes de categoria de base no futebol.