O tempo de bola rolando nas aulas e treinamentos: como aproveitar ao máximo o tempo em que seus alunos passam com a bola nos pés

    Sempre houve a discussão sobre o tempo de bola rolando nos jogos. O Futsal resolveu este problema trocando o tempo “corrido” pelo cronometrado. Muitos também são a favor desta mudança no futebol, que é sempre mais rigoroso nas mudanças de regras que outras modalidades.

    Mas você já se perguntou sobre o tempo de bola rolando na sua aula? Quanto efetivamente de tempo seu aluno passa com a bola nos pés?

    Lógico que há diferenças nos objetivos das aulas, ou mesmo nos objetivos em diferentes partes das aulas, mas talvez devêssemos prestar um pouco mais de atenção nesta variável.

    Ainda é muito comum vermos aquecimentos com corridas ao redor da quadra ou diferentes tipos de jogos ou brincadeiras sem bola, como o famoso pega-pega. Mas porque o pega-pega não pode ser feito com a bola nos pés? Não seria interessante já treinar a condução enquanto correm livres pela quadra fugindo ou tentando alcançar um companheiro? Pense na dinâmica do jogo e veja o quanto o ambiente instável na brincadeira tem de relação com o jogo. E o siga o mestre? São muitos os exemplos, que podem aumentar o tempo de exposição à alguma situação próxima ao jogo, mas sem a rigidez de um exercício técnico analítico.

    Porém, na verdade, o tempo de exposição, ou melhor, de contato com a bola, começa antes do aquecimento: na organização do treino.

    Saber o objetivo do treino e seus conteúdos, nos ajuda a montar uma sequência de treino onde os exercícios são conectados, não havendo longas transições de um exercício para o outro. Exercícios próximos (sequenciais), onde não é preciso tirar todos os marcadores (cones) e recoloca-los em outras posições, nos ajuda a ter uma aula mais dinâmica, com intervalos menores. Além disso, essa estratégia diminui o tempo dedicado às explicações, já que a variação entre os exercícios é menor (e não se esqueçam de dar preferência a exercícios que evitam longas filas!).

    Outra estratégia importante, no nosso ponto de vista, é expor seus alunos repetidas vezes ao mesmo estímulo (repetir o mesmo exercício durante a semana!). Primeiro em função do entendimento do exercício propriamente dito, tendo então condição de nas outras exposições avaliar a evolução em função do exercício. Segundo, porque o tempo dedicado à explicação diminui, deixando mais tempo para o contato com a bola.

    Ainda em relação às explicações, outra situação que ajuda a aumentar o tempo de bola no treino é a forma que o feedback é passada aos alunos durante os exercícios. Será que devemos toda hora parar o exercício e dar uma explicação a todos? Talvez, em alguns momentos, o feedback pode ser mais efetivo se chamarmos de lado apenas o indivíduo que fez alguma execução incorreta, ou mesmo não entendeu o objetivo do exercício. Com isso, os outros alunos continuam em atividade. O mesmo se aplica no feedback dado durante mini-jogos e jogos.

    Voltando ao início do nosso artigo (pega-pega, longas filas, etc.), outra questão importante quando pensamos no tempo em contato com bola no treino é o quanto este tempo de contato está realmente no contexto de jogo.

    A avaliação IES, é uma ferramenta importante para o professor entender o nível de desenvolvimento de seus atletas e quais atributos necessitam de uma maior atenção. Com isso, frequentemente, o professor terá algumas turmas onde o reforço do gesto técnico será necessário. Porém, lembre-se sempre de inserir na sequência, alguma forma de jogo, onde o gesto antes praticado, seja agora colocado em uma situação mais próxima do ambiente de jogo, tendo então a imprevisibilidade e a tomada de decisão inseridos neste contexto.

    Você já conhece o IES, a melhor plataforma de avaliação de desempenho esportivo? Clique aqui e saiba mais.

    Aumentar o tempo de contato com a bola não significa só em aumentar o tempo de jogo (coletivo) no treino. Uma boa programação, com exercícios conectados, dinâmicos e feedback individualizado também podem ajudar no tempo de exposição.

    Bons treinos a todos!

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site