Já é de amplo conhecimento que existe grande diferença de desempenho entre os jogadores nascidos nos primeiros meses do ano em relação aos nascidos nos meses finais (falamos sobre isso em nosso artigo O Efeito da Idade Relativa. Clique e leia). Esta diferença ocorre por dois fatores principais: Os jogadores que nasceram nos primeiros meses do ano têm a tendência de serem mais desenvolvidos fisicamente e apresentam tendência de terem mais experiência acumulada de treinamento.
Estes fatores dão aos jogadores mais “velhos” preferência nos processos de seleção em detrimento dos jogadores que nasceram nos últimos meses, fazendo uma grande parte da população (os que nasceram nos últimos meses do ano) ser excluída do processo para se tornar jogador, com grande desperdício de futuros talentos para modalidade. Para tentar minimizar este problema de exclusão precoce estão surgindo muitas pesquisas para investigar de forma detalhada os fatores que fazem os jogadores mais velhos levarem vantagem sobre os mais novos na prática das atividades da modalidade (jogos e treinamento) e as possíveis formas de intervenção para minimizar este problema.
Um destes estudos foi desenvolvido por Elton Ribeiro Resende (Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa) e colaboradores. Neste trabalho foi investigado a influência da eficiência do comportamento e do mês de nascimento sobre o desempenho tático dos jogadores.