UEFA Champions League: Comparação de desempenho entre equipes vencedoras e perdedoras da fase eliminatória na temporada 2014/2015

    Um dos principais objetivos dos estudos de análise de desempenho nas modalidades de futebol e futsal é identificar fatores que podem ter forte influência sobre o sucesso e fracasso das equipes durante o jogo. Para atingir este objetivo é muito comum a realização de comparações de desempenho entre equipes vitoriosas e perdedoras. Já é sabido que existe uma forte tendência das equipes vitoriosas apresentarem maior quantidade de finalizações e porcentagem de posse de bola no decorrer do jogo. Entretanto, a maioria dos estudos só apresenta os valores médios da amostra, negligenciando a amplitude de variação dos dados.

    Neste post, iremos apresentar o estudo de Alexandre de Souza e Silva (Centro Universitário de Itajubá) e colaboradores que teve o objetivo de analisar a diferença entre as equipes perdedoras e vencedoras da fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa da temporada 2014/2015. Apesar de o estudo estar focado na comparação dos valores médios, é apresentado na primeira tabela a amplitude de variação dos quesitos. E com estes dados é possível ver grande variação de desempenho dentro dos quesitos, fato que pode sustentar que no desenrolar do jogo é possível ocorrer diversas maneiras de conseguir êxito no confronto.

    Clique e acesse este artigo da Revista Brasileira de Futsal e Futebol de 2018.

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    24
    Set2019

    Nova parceira do IES, My Soccer Academy realiza primeiro evento de avaliação de desempenho utilizando a ferramenta

    O IES segue ganhando clientes e marcando presença em eventos de avaliação de desempenho de jovens at...

    19
    Set2019

    IES fecha mais uma parceria nos Estados Unidos

    O IES segue expandindo seus negócios pelo mundo, com foco no mercado dos Estados Unidos. O novo parc...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site