BENEFÍCIOS DO FUTEBOL NA VIDA DAS CRIANÇAS

    Que o futebol é uma verdadeira paixão nacional, ninguém discorda! Por isso, muitas crianças/ adolescentes, influenciados ou não pela família e amigos, começam a falar e a querer jogar futebol.

    E o que pode ter de errado nisso? Nada! Nós da IES Football temos convicção dos benefícios do esporte na vida de todas as pessoas e para te convencer disso, listamos alguns benefícios que toda criança/ adolescente tem durante a prática do futebol.

    1. Desenvolvimento motor
    Como toda atividade física, o principal benefício do futebol é o desenvolvimento motor. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.

    2. Convivência social
    Futebol é uma atividade social e cada criança acaba tendo contato com a maioria das outras crianças envolvidas na brincadeira. Com a evolução das regras da brincadeira para o esporte que conhecemos, esse contato vai ganhando nuances diferentes e mais ricas. Não restam dúvidas de que um outro benefício do futebol é o estímulo à boa convivência social.

    3. Entendimento de regras
    Como todo jogo, o princípio norteador (e organizador) do futebol são as regras. Seja a mais básica para os menores (“Não pode pegar a bola com a mão”), seja algo mais complexo (Sim, em algum momento as crianças estarão discutindo impedimento). A compreensão dessas regras e o respeito a elas é o que permite à criança fazer parte da brincadeira.

    4. Trabalho em equipe
    Um passo adiante da convivência social, o trabalho em equipe é outro benefício que a prática do futebol oferece, pois coloca a criança para interagir com outras crianças em prol de um objetivo comum, que pode ser ganhar o jogo ou apenas não deixar a bola sair da quadra. Quanto melhor é essa interação, mais tempo a brincadeira dura e mais interessante ela se torna.

    5. Tomada de decisões
    O jogo de futebol é também um laboratório de decisões: “se eu chutar a bola forte meu amigo fica feliz?”, “será que eu chuto a bola para a direita ou para a esquerda?”, “quem está livre para chegar à área?”. Essas decisões vão se tornando mais complexas conforme a brincadeira se torna esporte de fato e cada situação vai aumentando o repertório da criança bem como seus processos para chegar a alguma conclusão.

    6. Disciplina
    Não adianta brincar se não se segue as regras, em pouco tempo a criança fica cansada, ou pior, as outras crianças começam a reclamar. A disciplina é mais um benefício e começa como forma de se manter dentro das regras e evolui para o comprometimento com o esporte em si, saber até onde se consegue correr, saber ouvir seu treinador ou professor.

    7. Vencer e perder
    Em determinado momento, a brincadeira de bola assume o formato do jogo que conhecemos: dois times jogando um contra o outro. Nesse momento, a coordenação e a compreensão das regras já estão internalizadas, o trabalho em equipe ganha grande destaque na atividade e um novo contexto surge: vencer ou perder.
    Por isso é importante que pais, professores e treinadores estejam atentos para a relação da criança com ambos os cenários. Vencer não deve ser equivalente a menosprezar os adversários da mesma forma que perder não deve se tornar uma frustração ou ser motivo para agressividade.

    Será que conseguimos te convencer de que futebol no desenvolvimento infantil é gol na certa!?

    Não são poucos motivos para deixar os pequenos brincarem com a bola, não é mesmo? Mas é importante ter em mente que a cada etapa do desenvolvimento da criança, sua relação com o esporte, em geral, é diferente.

    A competitividade nem sempre está presente na prática esportiva infantil. O desejo de se tornar atleta também não. É importante que pais fiquem atentos à suas próprias expectativas com relação aos filhos. Se perguntar, honestamente, “É meu filho que quer isso ou sou eu?” é sempre um bom caminho.

    Futebol também é brincadeira além de jogo. Toda criança merece e tem direito a isso. Seja na escola, na rua, na praça ou na escolinha, uma bola no pé e amigos para jogar, futebol não tem contraindicação.

    Seu pequeno é apaixonado por futebol? Então, conheça mais sobre os serviços que a IES Football oferece através do site www.iesfootball.com e vamos trabalhar juntos para o futuro do seu filho no meio esportivo!

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre a tática e o desempenho no futebol

    A tática é um termo relacionado com a inteligência de jogo no meio do futebol. Nas modalidades espor...

    08
    Mar2021

    Ciência do jogo reduzido: A influência da limitação do número de toques na bola sobre o desempenho nos jogos reduzidos

    No post de hoje vamos debater um artigo que investigou a influência da limitação do número de toques...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site