A forma como o sistema IES atua no aprimoramento do desempenho:

    O processo de formação de um jogador de futebol é longo e complexo. É longo, pois o início ocorre no começo da infância e só termina (quando termina) no começo da idade adulta, com duração de mais de 10 anos. E é complexo, pois a modalidade demanda dos seus praticantes muitos tipos de habilidades (técnicas, cognitivas, físicas e psicológicas) que devem ser desenvolvidas simultaneamente ao longo do processo de formação. Estes dois aspectos trazem um grande desafio na programação das atividades de preparação.

    Na prática, o processo de formação é orientado para preparação para o jogo seguinte. Assim ele acontece em ciclos onde a unidade básica fica sendo: planejamento dos conteúdos de treinamento, execução do treinamento, desempenho no jogo e avaliação de desempenho no jogo. De modo geral a atenção é concentrada na elaboração dos conteúdos de treinamento e aplicação dos exercícios. Com pouca ênfase sobre a avaliação do desempenho apresentado. Esta condição prejudica a individualização do treinamento e, por consequência, retarda o aprimoramento do desempenho dos jovens jogadores.

    Pensando neste problema o sistema IES criou um fluxo de atividades para alavancar o desempenho dos jogadores. O ponto de partida do nosso modelo é sempre a avaliação. Para isso a avaliação é feita de um modo que relaciona a nota com uma descrição do desempenho apresentado. A nota vai ser para construir uma referência de como está posicionado o desempenho do atleta avaliado com o que é esperado para sua idade. Isto possibilita a identificação dos seus pontos fortes e fracos, informação importante para saber quais são as principais habilidades que devem ser trabalhadas.
    Já a descrição do desempenho apresentado vai servir para nortear as recomendações dos pontos que devem ser trabalhados para o aprimoramento das habilidades. Com as especificações vão ser recomendados exercícios específicos às necessidades dos jogadores. Esta relação visa potencializar de maneira expressiva o link entre avaliação do desempenho e treinamento possibilitando um direcionamento específico às necessidades mais urgentes dos nossos atletas.

    Por fim, com a execução dos exercícios pelos jogadores, é aplicado um curto questionário para saber como foi a experiência do jogador com o treinamento sugerido. Após isso, se cumpre um primeiro ciclo que vai ser sempre renovado com uma nova avaliação.

    Gostou da nossa proposta? Se sim, entre no nosso site para saber mais informações.

    Até a próxima.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre a tática e o desempenho no futebol

    A tática é um termo relacionado com a inteligência de jogo no meio do futebol. Nas modalidades espor...

    08
    Mar2021

    Ciência do jogo reduzido: A influência da limitação do número de toques na bola sobre o desempenho nos jogos reduzidos

    No post de hoje vamos debater um artigo que investigou a influência da limitação do número de toques...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site