A avaliação do goleiro no sistema IES

    No post de hoje vamos apresentar a última categoria de avaliação do sistema IES que são os indicadores específicos à posição do goleiro. Esta categoria é composta por três indicadores:

    1. Defesa
    2. Reposição de bola
    3. Duelos de 1 x 1 contra o atacante

    Defesa
    As ações de defesa são as intervenções que caracterizam a posição de goleiro e são as prioritárias para avaliar o desempenho na posição. O sistema IES utiliza quatro parâmetros para caracterizar o desempenho nas ações de defesa: posicionamento inicial; aplicação correta da técnica de defesa; eficiência; dificuldade da situação. O posicionamento inicial se relaciona com a capacidade do goleiro em estar em uma posição que permita cobrir a maior parte do gol no momento da finalização o que vai proporcionar maior chance de efetuar a defesa. A aplicação correta da técnica se refere à escolha do movimento apropriado para realizar a defesa de maneira eficiente e segura. A eficiência está relacionada com o resultado da ação. E, por último, a dificuldade da situação se refere à condição que a finalização foi realizada, lance de grande dificuldade de defesa, lance de média dificuldade ou fácil.

    Reposição de bola
    A reposição de bola (com a mão, com o pé com a bola no chão ou com o pé com a bola no alto) é a ação que os goleiros mais executam no decorrer das partidas. Por essa razão, um bom desempenho neste tipo de lance faz o goleiro ter destaque na sua forma de atuar. O sistema IES caracteriza as reposições a partir de três indicadores: segurança e velocidade no modo de agir; eficiência; dificuldade da reposição. A segurança e velocidade estão relacionadas com a atitude e tomadas de decisão do goleiro no momento da reposição. A combinação delas gera quatro tipos de caracterização: insegurança e indecisão; insegurança e ações afoitas; segurança, porém com demora em decidir; segurança com rapidez de decisão. Já a eficiência se refere ao resultado da reposição no alvo com fácil recepção do atacante ou fora do alvo. E, por último, a dificuldade da reposição se relaciona com a distância entre o goleiro e o receptor (reposições próximas ou reposições distantes).

    Duelos de 1 x 1 com o atacante
    Os duelos de 1 x 1 com o atacante são situações muito específicas que desafiam o goleiro a realizar uma intervenção em situação de extrema adversidade, pois o atacante com bola está cara a cara com ele sem ter ajuda de outro defensor. Neste tipo de situação o goleiro tem que agir com o intuito de diminuir o espaço do atacante sem deixar de proteger a meta. Neste tipo de situação o sistema IES utiliza quatro parâmetros para avaliação de desempenho: atitude e tempo de saída do gol; equilíbrio no momento do duelo; manutenção do equilíbrio no decorrer do confronto; eficiência. A atitude e o tempo de saída do gol se referem à correta escolha do tempo de saída do gol do goleiro para diminuir o espaço de ação do atacante. O equilíbrio no momento do duelo está relacionado com a posição do corpo na chegada do confronto além da velocidade de aproximação. A manutenção do equilíbrio no decorrer do duelo se refere à capacidade do goleiro em se manter com a posição do corpo equilibrada com as movimentações da bola impostas pelo atacante. E, por último, eficiência está relacionada com o resultado da ação do goleiro em impedir (ou dificultar) o atacante em fazer o gol.

    Este é o último post de apresentação do sistema IES para informações mais detalhadas é só entrar no nosso site.

    Esperamos que tenham gostado do nosso sistema de avaliação.
    Até o próximo post.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre a tática e o desempenho no futebol

    A tática é um termo relacionado com a inteligência de jogo no meio do futebol. Nas modalidades espor...

    08
    Mar2021

    Ciência do jogo reduzido: A influência da limitação do número de toques na bola sobre o desempenho nos jogos reduzidos

    No post de hoje vamos debater um artigo que investigou a influência da limitação do número de toques...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site