No post de hoje vamos apresentar a última categoria de avaliação do sistema IES que são os indicadores específicos à posição do goleiro. Esta categoria é composta por três indicadores:
1. Defesa
2. Reposição de bola
3. Duelos de 1 x 1 contra o atacante
Defesa
As ações de defesa são as intervenções que caracterizam a posição de goleiro e são as prioritárias para avaliar o desempenho na posição. O sistema IES utiliza quatro parâmetros para caracterizar o desempenho nas ações de defesa: posicionamento inicial; aplicação correta da técnica de defesa; eficiência; dificuldade da situação. O posicionamento inicial se relaciona com a capacidade do goleiro em estar em uma posição que permita cobrir a maior parte do gol no momento da finalização o que vai proporcionar maior chance de efetuar a defesa. A aplicação correta da técnica se refere à escolha do movimento apropriado para realizar a defesa de maneira eficiente e segura. A eficiência está relacionada com o resultado da ação. E, por último, a dificuldade da situação se refere à condição que a finalização foi realizada, lance de grande dificuldade de defesa, lance de média dificuldade ou fácil.
Reposição de bola
A reposição de bola (com a mão, com o pé com a bola no chão ou com o pé com a bola no alto) é a ação que os goleiros mais executam no decorrer das partidas. Por essa razão, um bom desempenho neste tipo de lance faz o goleiro ter destaque na sua forma de atuar. O sistema IES caracteriza as reposições a partir de três indicadores: segurança e velocidade no modo de agir; eficiência; dificuldade da reposição. A segurança e velocidade estão relacionadas com a atitude e tomadas de decisão do goleiro no momento da reposição. A combinação delas gera quatro tipos de caracterização: insegurança e indecisão; insegurança e ações afoitas; segurança, porém com demora em decidir; segurança com rapidez de decisão. Já a eficiência se refere ao resultado da reposição no alvo com fácil recepção do atacante ou fora do alvo. E, por último, a dificuldade da reposição se relaciona com a distância entre o goleiro e o receptor (reposições próximas ou reposições distantes).
Duelos de 1 x 1 com o atacante
Os duelos de 1 x 1 com o atacante são situações muito específicas que desafiam o goleiro a realizar uma intervenção em situação de extrema adversidade, pois o atacante com bola está cara a cara com ele sem ter ajuda de outro defensor. Neste tipo de situação o goleiro tem que agir com o intuito de diminuir o espaço do atacante sem deixar de proteger a meta. Neste tipo de situação o sistema IES utiliza quatro parâmetros para avaliação de desempenho: atitude e tempo de saída do gol; equilíbrio no momento do duelo; manutenção do equilíbrio no decorrer do confronto; eficiência. A atitude e o tempo de saída do gol se referem à correta escolha do tempo de saída do gol do goleiro para diminuir o espaço de ação do atacante. O equilíbrio no momento do duelo está relacionado com a posição do corpo na chegada do confronto além da velocidade de aproximação. A manutenção do equilíbrio no decorrer do duelo se refere à capacidade do goleiro em se manter com a posição do corpo equilibrada com as movimentações da bola impostas pelo atacante. E, por último, eficiência está relacionada com o resultado da ação do goleiro em impedir (ou dificultar) o atacante em fazer o gol.
Este é o último post de apresentação do sistema IES para informações mais detalhadas é só entrar no nosso site.
Esperamos que tenham gostado do nosso sistema de avaliação.
Até o próximo post.