A relação entre a tática e o desempenho no futebol

    A tática é um termo relacionado com a inteligência de jogo no meio do futebol. Nas modalidades esportivas coletivas este é um indicador indispensável ao desempenho pela grande imprevisibilidade do ambiente. Esta grande imprevisibilidade faz os jogadores ter que adaptarem suas ações constantemente às mudanças de situações que ocorrem no decorrer do jogo. De maneira mais direta o termo tática poder ser associado à maneira e eficiência do modo de agir e no artigo de hoje vamos especificar três pontos fundamentais ao bom desempenho da tática: assertividade na interpretação do jogo e no modo de agir; velocidade de ação; criatividade.

    A correta interpretação da situação do jogo e modo de agir está relacionada com o entendimento do jogador ao que acontece no jogo. Este é um item que discrimina a capacidade de interpretação e entendimento dos jogadores dos problemas que o ambiente apresenta e ao emprego da correta solução ao que o ambiente oferece. Esta é a habilidade básica para o bom desempenho tático no jogo.
    Já a velocidade do modo de agir está associada com o tempo de interpretação, decisão e execução das ações. Os enfrentamentos com adversários geram disputas em que os jogadores de lados opostos tentam agir de modo a superar seus oponentes. Um dos pontos fundamentais deste embate é o tempo de ação. Quem age antes e de maneira acertada costuma levar vantagem no confronto e um termo associado a esta capacidade é denominado de “antecipação”. A antecipação está presente nos ações de cobertura, interceptação de passe, desmarcação sem bola entre outras... Basicamente os bons antecipadores conseguem interpretar as ações dos jogadores adversários de maneira muito rápida e precisa e escolher a ação mais adequada à situação de maneira mais rápida ao que o jogador oponente possa confrontar.

    E, por último, a criatividade está relacionada com a capacidade de agir de maneira diferente e eficiente do modo básico de ação. Geralmente jogadores criativos encontram soluções diferenciadas e geram grande desequilíbrio à equipe adversária. Além disso, outro ponto que pode ser relacionado com a criatividade é a capacidade de manipulação do adversário. Jogadores extremamente inteligentes induzem o comportamento dos adversários através de ações “falsas”. Ou seja, eles agem para fazer os jogadores adversários atuarem para combater a ação previsível para a situação e executam uma ação diferenciada a partir da ação de seus adversários. Este é um dos níveis mais altos de inteligência do jogo.

    Os pontos abordados acima se referem à capacidade tática de maneira geral. Para análise mais aprofunda é necessário especificar os problemas do jogo relacionados a cada posição e debater os desafios e soluções pertinentes a cada situação de jogo.

    Espero que tenham gostado do texto.

    Até a próxima.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre os aspectos comportamentais e o desempenho no futebol

    Os jogos e treinamentos do futebol exigem muito do psicológico dos jogadores. Neste ambiente eles pa...

    08
    Abr2021

    A relação entre condicionamento físico e desempenho no futebol

    No jogo de futebol os jogadores percorrem grandes distâncias ao longo dos 90 minutos de partida. Est...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site