A relação entre condicionamento físico e desempenho no futebol

    No jogo de futebol os jogadores percorrem grandes distâncias ao longo dos 90 minutos de partida. Este esforço é realizado de maneira intermitente com alternância de momentos de alta intensidade com períodos de recuperação. Este tipo de esforço exige muito do condicionamento físico dos jogadores e por esta razão é crucial estar em boa forma para ter um bom desempenho no jogo. Mas afinal, qual é a relação entre condicionamento físico e desempenho? Para responder esta pergunta este artigo vai comentar a influência de dois aspectos do condicionamento físico: a resistência física e a capacidade de potência (velocidade).

    A resistência tem influência direta sobre o desempenho no jogo. Isto não é novidade para ninguém, mas neste parágrafo vamos explicar de maneira mais aprofundada como ocorre esta influência. Como foi dito no parágrafo anterior o padrão de esforço no jogo de futebol tem caráter intermitente com alternância de esforços de alta intensidade com períodos de baixa intensidade. Os períodos de alta intensidade demandam grande esforço do nosso corpo e os períodos de baixa intensidade são utilizados para recuperação. Quem tem bom condicionamento de resistência consegue recuperar mais rápido dos esforços de alta intensidade e estar apto a realizar outro esforço intenso. Esta melhora na velocidade de recuperação aumenta a distância percorrida em alta intensidade do jogador. Além disso, indiretamente a melhora na capacidade de recuperação aumenta o número de ações com bola, pois os jogadores vão conseguir recuperar mais rápido e vão estar mais presentes no centro do jogo (região onde está a bola). Com isso o jogador tem a tendência de dar mais passes e estar presente em mais disputas pela bola.

    Já a capacidade de potência tem grande influência sobre o desempenho no jogo pela sua importância sobre os momentos decisivos. Nestes momentos são marcados por ações de grande intensidade em curto espaço de tempo onde quem consegue ocupar o espaço antes obtém vantagem no confronto. Diante disto a velocidade e a força (indicadores de potência) são imprescindíveis para o sucesso nas disputas de corrida, disputas aéreas e embates de contato físico. Por isso, jogadores com grande capacidade de potência e que apresentam um bom desempenho técnico – tático conseguem ter grande relevância na montagem dos elencos das equipes.

    O condicionamento físico dos jogadores é resultante tem uma mescla entra carga de treinamento e características físicas individuais. Assim, cada atleta vai conseguir ter um desempenho físico específico a sua condição. Além disso, cada posição demanda um padrão de esforço específico e é possível apresentar bom desempenho no jogo com vários estilos diferentes. Com isso o grande desafio é prescrever o treinamento ideal para cada jogador.

    Espero que tenham gostado do artigo.


    Até a próxima.

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    08
    Abr2021

    A relação entre os aspectos comportamentais e o desempenho no futebol

    Os jogos e treinamentos do futebol exigem muito do psicológico dos jogadores. Neste ambiente eles pa...

    08
    Abr2021

    A relação entre condicionamento físico e desempenho no futebol

    No jogo de futebol os jogadores percorrem grandes distâncias ao longo dos 90 minutos de partida. Est...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site