Os papéis na formação: atleta, pai e treinadores

    Talvez a tarefa mais difícil para um pai seja aceitar que outro adulto oriente seu filho, a qualquer coisa que seja. As vezes a ruptura se dá na creche, as vezes na escola, outras em cursinho, mas ter um outro adulto orientando e cobrando seu filho naquele esporte que é o seu favorito é algo extremamente delicado. Você respeita a condução de uma cuidadora na creche, da professora na escola e do instrutor do cursinho, afinal há um conhecimento técnico necessário ali que você não conhece. Mas quando se trata do seu esporte preferido, a sensação é de que quem sabe o que é necessário é você, e aí reside o maior problema do pai de atleta: Não saber o seu lugar no processo.

    Ao longo dos próximos conteúdos iremos tratar sobre o processo de formação de atletas, a importancia da avaliação técnica recorrente e dos treinamentos individualizado, mas sempre sob a ótica da função que lhe compete: A de pai/responsável.

    Antes de falarmos sobre o processo de formação de um atleta é fundamental resgatar a origem da prática esportiva: lazer e prazer. Dito isso, parece óbvio mas necessário citar, nunca devemos esquecer que a motivação que move o atleta a um propósito de melhoria e crescimento contínuo precisa ser o sonho da criança, e não do seu pai/responsável. Projetar nos filhos os sonhos e ambições que era suas e, por algum motivo, não foram concretizadas é um caminho sem volta para a frustração do seu filho. Então o primeiro papel está designado ao atleta: O PROTAGONISTA e PRINCIPAL BENEFICIADO do processo de formação. O foco deve sempre ser o bem-estar e alegria em praticar o esporte da criança..

    O responsável técnico por tudo que ocorre nos jogos e treinamentos é o treinador. É neste profissional que reside a referencia de orientação de todas as atividades e jogos. Foi o treinador quem se preparou por anos em uma faculdade para poder orientar seu filho da maneira adequada. E, mesmo que você tenha a mesma formação do treinador, RESPEITAR O LÍDER do processo é um item chave. Cabe ao professor/coach dar todo e qualquer tipo de orientação técnica aos alunos, Os professores ocupam a posição de referencia, norteadires da formação do atleta, e cabe ao pai respeitar e valorizar essa posição do profissional.

    Outro personagem que precisa ter sua função orientada é a do pai. O comportamental dos atletas é altamente influenciável pelo ambiente que os cerca. No momento que estiver em uma competição, os atletas serão o reflexo das pessoas que cercam a quadra/campo. E nessa hora o torcedor clássico de estádio precisa dar lugar ao “pai torcedor”. Você pode escolher entre influenciar positivamente o ambiente com feedbacks e palavras de apoio ou tornar o jogo um local de estresse e tensão com críticas aos adversários, ao seu filho e ofensas a arbitragem. O pai é peça fundamental no processo de formação do atleta pois nele reside o porto seguro da confiança da criança. Se deste porto vierem críticas e comportamento hostil, a autoconfiança da criança estará comprometida e a felicidade dela dentro do esporte também.
    Para finalizar vale ressaltar que caberá ao pai sempre o papel de incentivador e facilitador da vida da criança no esporte. Respeitar a liderança dos treinadores, o espaço de treinamentos e jogos e entender o processo de formação, mesmo que o básico, são itens fundamentais para que o pai possa agregar valor a experiência de formação de seu filho. E é com o intuito ajudar você a ampliar seus conhecimentos, aprofundar seu entendimento sobre os processos de formação, melhorar sua relação com os treinos e brincadeiras de futebol com seu filho que vamos compartilhar conteúdos e reflexões nos próximos contatos.

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site