O papel do pai dentro do processo de formação do filho

    Nas próximas semanas vamos nos encontrar aqui para falar sobre a condução da relação dos pais com o treinamento e a formação de seus filhos como atletas. Como pai, até onde posso me envolver? Como posso fazer isso? Há como agregar ao trabalho da escola de futebol que meu filho frequenta? A resposta é SIM, há como ajudar, e muito, sem passar o limite do trabalho dos professores e sem ser aquele inconveniente que atrapalha os treinos e jogos.

    Tudo passa por entender o seu espaço e o papel do professor, o seu e o de seu filho. Parte principal do pai como tutor, em nível inicial, é atuar fora do ambiente de treino formal e jogos, junto aos valores e princípios do jovem atleta. Daí, o segundo nível está em ter os conhecimentos básicos necessários para realmente entender o desenvolvimento técnico do atleta, então compreender e avaliar o real nível do mesmo e daí atuar, em paralelo e em sinergia com o treinador, para aumentar as experiências de treinamento de seu filho.

    O livro “Outliers”, de Malcolm Gladwell, cita estudos que apontam a necessidade de 10.000 horas de prática, em qualquer atividade, para que se alcance o nível de um “fora de série”. Trocando em miúdos e trazendo para o futebol de maneira bem simples, precisaríamos de 10.000 horas de treinos e jogos para que um atleta pudesse chegar ao alto nível. Seriam 03 horas por dia, 20 horas por semana, durante 10 anos… Você consegue imaginar alguém treinando tanto, por tanto tempo, dentro de uma escola de futebol? Provavelmente, não. Pelo menos não sem prejudicar a vida social e escolar da criança. É então que a sua participação nas brincadeiras de futebol com seu filho podem evoluir para um pai-treinador. Além de poder se divertir em família, você vai auxiliar a aumentar as horas práticas de seu filho com o futebol de maneira orientada, divertida e produtiva. Com certeza, seu foco não será pressionar seu filho em casa a ser um “fora de série”, mas os ganhos técnicos vindos das experiências extras que podes oferecer a ele treinando juntos com certeza o levarão a outro nível geral, aumentando rendimento, autoconfiança e, principalmente, tornando o esporte cada vez mais prazeroso e cativante para o atleta em formação.

    A plataforma IES trás uma avaliação técnica completa, de simples implementação e fácil interpretação para que juntos, vocês, seu filho e o treinador, possam traçar os melhores caminhos para a evolução técnica e melhor relação esportivas entre as partes. Pensando nisso o IES vai trazer a você, pai/responsável uma série de temas pertinentes a sua preparação, entendimento e posicionamento como “pai de atleta”. De que forma interpretar a avaliação, como identificar os pontos avaliados no dia-a-dia, como auxiliar o aperfeiçoamento técnico de seu filho treinando e brincando junto com ele além dos treinamentos da escola sem interferir no papel e responsabilidade do treinador dele.

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site