Valores e Princípios: 12 dicas para torcer, apoiar e criar um ambiente positivo no esporte;

    A educação é um processo contínuo e permanente que começa em casa, no seio familiar, e tem na escola e esporte importantes suportes complementares. E ainda mais relevante que cada parte isolada é a combinação de todas elas. As atitudes e posturas dos pais influenciam diretamente no desenvolvimento comportamental da criança. Pensando nisso, listamos 12 dicas para que você posso torcer pelo seu filho com uma postura ativa, positiva e capaz impactar positivamente o ambiente desportivo:

    #01. Fomente os princípios básicos do atleta de sucesso: HUMILDADE, FORÇA DE VONTADE, CORDIALIDADE, PERSEVERANÇA E HONESTIDADE.

    #02. A CRIANÇA É O REFLEXO DOS ADULTOS QUE A CERCAM, portanto conscientize-se da SUA importância para a formação do atleta: DÊ BONS EXEMPLOS.

    #03. MOSTRE INTERESSE, ENTUSIASMO E APOIO PARA SEU FILHO. O rendimento de qualquer atleta está fundamentado na confiança que ele tem em seu potencial e trabalho. A criança não é diferente, e precisa muito mais da confiança daqueles que o cercam para poder se desenvolver e criar a sua própria AUTOCONFIANÇA.

    #04. TORÇA E APOIE O TIME DE SEU FILHO. Muito mais importante que torcer pelo SEU FILHO é torcer pela EQUIPE da qual ele faz parte. Fazendo isso você estimula o sentimento de COLETIVIDADE que o esporte exige.

    #05. TROQUE XINGAMENTOS E CRÍTICAS POR PALAVRAS DE APOIO E ENTUSIASMO. Ninguém gosta de ser pressionado, e palavras depreciativas baixam a AUTOESTIMA do menino. Xingar, rejeitar, isolar, aterrorizar, ameaçar, desqualificar e exigir demais das crianças configuram violência psicológica, prevista como crime pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

    #06. NÃO TENTE TREINAR SEU FILHO. Diariamente seu filho treina sob os cuidados e supervisão de pessoas preparadas para realizar tal atividade. Os professores são supervisionados e recebem orientações diárias sobre o trabalho e forma de conduzi-lo. Suas convicções sobre futebol podem ser diferentes do que as dos professores, mas a filosofia de postura e educação para com as crianças deve ser uniforme.

    “Respeite os profissionais do clube como você gostaria de ser respeitado em seu trabalho.” 

    #07. OFENDER A ARBITRAGEM SÓ PREJUDICA O SEU FILHO E SUA EQUIPE. Todos os profissionais estão sujeitos a cometer erros, a arbitragem também. Reclamar faz parte do esporte, entretanto OFENDER é perder completamente a razão. Todo gesto que tumultuar o ambiente influencia no rendimento e comportamento das crianças.

    #08. NÃO DEPRECIE E NEM OFENDA OS ADVERSÁRIOS. Lembre-se sempre que o seu filho também é adversário de alguém. Não faça aos filhos dos outros o que você não gostaria que fizessem com o seu. Sejamos aqui EXEMPLOS de conduta, para formarmos cidadãos além de atletas e para que a nossa filosofia de conduta como “pais formadores de atletas” possa chegar também aos nossos adversários.

    #09. CONTROLE SUAS EMOÇÕES, MANTENHA A POSTURA DE EXEMPLO PARA AS CRIANÇAS. A ingestão de bebidas alcoólicas causa, invariavelmente, desequilíbrio emocional proporcionando situações embaraçosas para você e para o seu filho, aquele menino que lhe tem como espelho de conduta.

    #10. SEJA CORDIAL E VALORIZE O TRABALHO DOS PROFESSORES, ÁRBITROS E ADVERSÁRIOS. Todos os envolvidos nos eventos que seu filho participa são parte do complemento de educação que o esporte é. Portanto agradeça essa participação e ajuda que “estranhos” estão proporcionando para seu filho.

    #11. ENSINE, E APRENDA, AO SEU FILHO O VALOR QUE AS DERROTAS TÊM. Nem sempre é possível vencer, do outro lado sempre há um grupo de pessoas que trabalha tanto quanto nós para vencer. Mas é na hora das derrotas que as crianças mais precisam de nós. Quanto pior for o momento em um jogo, ou após um jogo, mais eles precisam de palavras de apoio, de incentivo, carinho e APLAUSOS.

    O verdadeiro guerreiro é aquele que não se entrega mesmo na eminência da derrota. As maiores lições do esporte são dadas entre dificuldades. A SUPERAÇÃO deve estar inserida entre as principais palavras na educação de um atleta.

    “De nada adianta saber caminhar se não soubermos como nos reerguer após uma queda.”

    #12. SEJA PARTICIPATIVO SEMPRE QUE POSSÍVEL. Muitos pais não têm a possibilidade de acompanhar todos os jogos de seus filhos. Mas sempre que isso for possível participe APOIANDO A EQUIPE de seu filho e APOIANDO AINDA MAIS as demais equipes do clube que estiverem jogando. O espírito de COLETIVIDADE é tão importante entre os pais presentes quanto para os meninos em campo
    “TODOS OS ADULTOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS, SEJAM ELAS PRÓXIMAS OU NÃO.”

    Felipe Kssesinski
    Consultor Esportivo


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site