O desempenho de uma equipe no mundo nos esportes coletivos é oriundo de uma mescla entre a organização coletiva e a capacidade individual dos jogadores.
Por um lado, a organização coletiva determina as referências de posicionamento e combinações de movimentos que orientam as ações dos jogadores durante os jogos. Por outro, a capacidade individual dá poder ao jogador para concretizar as suas ações com rapidez e precisão. Os aspectos coletivos e individuais estão estreitamente relacionados, onde um fator exerce influência sobre o outro, principalmente o desempenho individual sobre o coletivo.
No momento de elaboração do plano estratégico de uma equipe é extremamente importante levar em consideração a capacidade de entendimento e execução dos jogadores. Isto acontece porque, durante o jogo, os jogadores são confrontados com um ambiente instável que sofre constantes alterações, exigindo grande capacidade de percepção da situação e aptidão técnica para agir de maneira adequada e eficiente ao plano de jogo, ou improvisar de acordo com a situação apresentada. Assim, quanto melhor for a capacidade individual dos jogadores, mais elaborado pode ser o plano estratégico, principalmente com relação à estratégia ofensiva.
A eficiência da estratégia ofensiva fica muito dependente da capacidade de implementação dos jogadores, sendo que um dos pontos críticos desta eficiência é a aptidão técnica. Um bom refinamento técnico possibilita aos atletas realizar gestos mais velozes, precisos e intensos. Esta aperfeiçoamento faz os jogadores serem mais velozes e assertivos nas suas ações, aumentando a sua consistência de jogo e poder de desequilíbrio. Esta combinação permite aos treinadores planejar sistemas de ataque mais elaborados e mais arriscados. Por exemplo, pode-se planejar uma saída de bola curta sob pressão adversária ou fazer uma ligação direta para os jogadores mais adiantados (se perder a bola nestas situações vai ser longe do gol, ação menos arriscada).
Diante disso, fica evidente que o crescimento técnico individual vai trazer um expressivo impacto sobre o desempenho coletivo da equipe. É primordial dar atenção ao desenvolvimento técnico individual durante os treinamentos, principalmente no universo das categorias de base, algo que infelizmente é comumente negligenciado nos dias de hoje.