Interpretação da avaliação IES

    A avaliação IES é baseada em um método de observação de desempenho. Este é um método híbrido que se utiliza da combinação de avaliação quantitativa e qualitativa. Assim, toda nota obtida apresenta um referencial descritivo do desempenho obtido e uma nota final independente da idade e nível de desempenho do avaliado.

    O referencial descritivo vai caracterizar o nível que o avaliado se encontra em cada indicador da avaliação. Esta descrição vai permitir entender os pontos críticos de desempenho em cada indicador, como também fornecer uma referência precisa do que precisa ser corrigido e aprimorado. Um dado essencial para sustentar o direcionamento do treinamento.

    O referencial quantitativo é baseado em uma escala de notas que vai de 5 a 100 pontos. Estas notas são distribuídas em quatro faixas: Pró, Ouro, Prata e Bronze, seguindo as seguintes classificações:
    ● Pró: 100 pontos.
    ● Ouro: 70 a 95 pontos.
    ● Prata: 40 a 65 pontos.
    ● Bronze: 5 a 35 pontos.

    As quatro faixas de notas foram criadas para repassar de uma maneira fácil e pedagógica o nível de desempenho alcançado de acordo com o desempenho ideal (de um jogador profissional, por isso o “PRO”).

    Além disso, a quantificação da nota permite ranquear o jogador em relação à base de dados IES. A partir da nossa base de dados foi criada uma faixa de desempenho esperado para cada faixa etária. Esta faixa foi elaborada com a intenção de fornecer um parâmetro mais específico do grau de desenvolvimento de cada jogador, já que é esperado que os atletas mais novos tenham notas mais baixas do que os atletas mais velhos (pelo seu grau de desenvolvimento e tempo de vivência com o futebol).

    Com o referencial da faixa de notas é possível ter cinco resultados:
    1. Abaixo da nota esperada para idade: O jogador está com desempenho abaixo do que é esperado para ele. Conclusão: existe a necessidade de reforço.
    2. Dentro da nota esperada, mas perto da nota mínima: O jogador está com desempenho dentro do esperado, porém perto do mínimo. Conclusão: Necessidade de atenção à evolução de seu desempenho.
    3. Dentro do esperado para a idade: Desempenho dentro da média.
    4. Dentro do esperado para a idade e perto da nota máxima: Desempenho que começa a ter destaque.
    5. Desempenho acima do esperado para a idade: Ótimo desempenho, o atleta apresenta destaque no fundamento avaliado.

    A partir deste referencial é possível perceber os pontos fortes e fracos dos jogadores, assim como o que é mais urgente de ser treinado de acordo com o respectivo objetivo do jogador. Além disso, permite observar ao longo do tempo como está a evolução do desempenho do jogador em relação ao que é esperado para a sua idade.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site