O acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Personalizado

    O futebol é uma modalidade coletiva onde os treinos são desenvolvidos em grupo. Dentro deste contexto, o aprimoramento individual dos jogadores tende a ser menos priorizado em detrimento da equipe. Este é um ponto crítico no processo de formação dos jogadores, por esta razão, está cada vez mais em alta a aplicação de um programa de desenvolvimento personalizado no processo de formação de jovens talentos.

    O programa de desenvolvimento personalizado (PDP) é um programa que é aplicado em paralelo com o treinamento coletivo da equipe. Neste programa o objetivo é otimizar o aperfeiçoamento dos jogadores, por meio de sessões complementares individuais ou em pequenos grupos de jogadores que visam dar quase que uma “atenção exclusiva aos atletas”. Ele costuma ser dividido em blocos de treino onde se procura aprimorar um aspecto chave inerente ao desempenho, principalmente sobre o aperfeiçoamento dos fundamentos (gestos técnicos e ações táticas individuais). Algo muito semelhante aos camps de treinamento que os jogadores da NBA fazem na inter-temporada.

    O PDP é modelado com base na sequência avaliação-treinamento. A avaliação visa identificar os pontos chave que precisam ser aprimorados para potencializar a aprendizagem dos jogadores, enquanto que as sessões de treinos individuais têm o objetivo de desenvolver os aspectos detectados. Este conjunto forma um bloco e, ao final de cada bloco inicia-se outro. Assim, cria-se um programa de aprimoramento personalizado contínuo ao longo de todo o processo de formação dos jogadores. É recomendado que cada bloco tenha por volta de 10 sessões de treinamento específicas, que podem ser aplicadas de uma a duas vezes por semana. A escolha da frequência semanal vai depender do número de sessões semanais de treino com a equipe e da condição física e de maturação dos atletas.

    Outro aspecto importante é a proximidade dos pais com a aplicação do programa. Sempre é interessante que os pais entendam e supervisionem o desempenho dos filhos mantendo constante diálogo com os treinadores. Assim, eles podem se tornar grandes ajudantes dentro do processo de formação de seus filhos.


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site