Biotecnologia E Neurociência Para Atletas

    A biotecnologia e neurociência para atletas é algo que vem sendo cada vez mais discutido. O esporte é algo que faz parte da cultura de todos os povos, até os mais antigos, e até hoje é assunto de discussão e inovação.

    Atualmente, o mundo é tecnológico e isso não deixaria de ser aplicado no ramo esportivo, onde a tecnologia está buscando novos meios de melhorar a performance dos atletas.

    Células-tronco, mapeamento genético, biotecnologia e neurociência são pautas que estão intimamente relacionadas com o esporte. Quer entender um pouco mais sobre isso? Acompanhe.

    Entenda sobre biotecnologia e neurociência para atletas

    A saúde dos atletas é uma das questões mais importantes, sendo a biotecnologia e neurociência para atletas coisas fundamentais.

    Quando juntamos neurociência com tecnologia, podemos avaliar o nível de atenção, tempo de reação, uso de visão periférica, controle de suas impulsividades e até mesmo seu tempo de tomada de decisão.

    Estima-se que alguns aparelhos podem alterar a sua capacidade cognitiva e de aprendizado, ajudando os atletas a criar mais estímulos cerebrais para acelerar o desenvolvimento de suas habilidades. Incrível, não?

    Essa tecnologia já vem sendo utilizada em vários campeonatos mundiais de extrema importância, pois, como você já deve imaginar, melhora a performance dos jogadores.

    Biotecnologia e neurociência para atletas são avanços inestimáveis para o mundo dos esportes. Mas a tecnologia nesta área não para por aí, ainda há muita inovação que tem mudado a forma de lidar com os esportes.

    Dez21 imag2 Biotecnologia E Neurociencia Para Atletas

    Célula-tronco para cuidar de lesões
    A célula-tronco está sendo usada para tratar lesões advindas do esporte. Os atletas conseguem uma recuperação muito mais acelerada usando esse recurso.

    Ocorre com a extração de células-tronco do atleta para, então, aplicá-las nas áreas que estão lesionadas. A reabilitação é muito mais eficiente.

    Ainda sobre lesões, a opção de célula-tronco não funciona com um problema muito recorrente no esporte: ossos fraturados. Para isso, hoje em dia utiliza-se osso sintético. Mais uma vez a biotecnologia ganha um destaque incrível.

    A biotecnologia e a saúde dos atletas

    A biotecnologia e neurociência para atletas se tornaram grandes aliadas da saúde dos esportistas, pois as inovações estão diretamente ligadas ao rendimento e análises dos treinos.

    Ao mesmo tempo, tudo isso auxilia na recuperação das lesões (um grande desafio para quem está em busca de seguir essa carreira).

    Este mercado está cada vez mais aquecido, as empresas do nicho são chamadas de Sports Techs e crescem constantemente. Há empresas avaliadas em quase 8,5 bilhões de dólares.

    Talvez você ache que tudo isso é algo muito distante da realidade, mas grandes atletas já treinam e se recuperam usando muitas tecnologias do ramo da biotecnologia e neurociência para atletas.

    Muitas dessas inovações podem ser programadas “individualmente” para cada atleta, levando em consideração o mapeamento genético, por exemplo.

    E isso é muito importante, pois as questões genéticas influenciam diretamente na resistência, força e capacidade de recuperação de cada atleta individualmente.

    Já reparou que os atletas de hoje parecem ser mais fortes, resistentes e têm melhor desempenho do que os jogadores mais antigos? É a biotecnologia e muita ciência envolvida os grandes precursores disso tudo.

    Dez21 imag1 Biotecnologia E Neurociencia Para Atletas
    Usufrua o que está ao seu alcance
    A tecnologia é uma aliada dos atletas, mas claro que nem todos têm recursos para usufruir das maiores novidades do mercado esportivo.

    Entretanto, hoje já existe muita coisa disponível que pode auxiliar o seu treino, desde suplementos melhor desenvolvidos até aplicativos que aceleram o seu desempenho.

    A biotecnologia e neurociência para atletas têm muito para evoluir, sendo muito importante que o mundo dos esportes dê apoio para este mercado, pois os atletas só têm a ganhar!


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site