Intercâmbio Esportivo

    O Intercâmbio Esportivo é uma oportunidade que a grande maioria dos atletas almeja e, de fato, é uma experiência que agrega muito para qualquer tipo de pessoa, seja no âmbito profissional ou pessoal.

    Àqueles que ainda não tem muita ideia do que se trata essa aventura, podem ter certeza que até o final deste artigo já estará buscando meios de sair do país.

    Se você quer conhecer um pouco mais dessa possibilidade - e os meios para conseguir atingi-la - aqui você entenderá um pouco melhor sobre o assunto, incluindo os principais benefícios dessa escolha.

    Dez21 imag1 intercambio

    O que é o intercâmbio esportivo?

    Bem, não há muito segredo na definição de Intercâmbio Esportivo. O intercâmbio é definido pelo deslocamento (normalmente de país) para realizar alguma atividade fora.

    Quando falamos de esportes, este intercâmbio tem por objetivo o foco no esporte ao qual você se dedica. Será um período que você passará em outro país com o propósito de melhorar as suas habilidades e estratégias.

    Talvez isso não seja muito falado no Brasil, principalmente pelos atletas terem muito foco em futebol e, felizmente, aqui há vários campos para isso (o que faz com que os atletas não pensem tanto na necessidade dessa experiência).

    Entretanto, mesmo que você seja um bom jogador e tenha todo o apoio para isso, o Intercâmbio Esportivo ainda é uma ideia incrível para ser considerada. Entenda o porquê no próximo tópico.

    Quais são as vantagens de praticar esporte fora do país

    Se você ainda em dúvida sobre apostar em um Intercâmbio Esportivo, veja quais são as principais vantagens desta aventura:

    Conhecimento em outro idioma

    A primeira delas é que você terá contato com outro idioma e isso é muito bom, independente do lado profissional que você resolver seguir em sua vida.

    Hoje em dia, falar português não é mais suficiente, ser bilíngue é exigido em quase todas as áreas de atuação. E todos sabem que a melhor forma de aprender outro idioma é na convivência.

    Cultura

    Mesmo que você vá para um país de cultura parecida, sempre há coisas novas em cada canto. Esse contato com pessoas, gastronomia e hábitos diferentes é muito bom para a sua própria experiência de vida.

    Novas pessoas

    Você irá conhecer novas pessoas, provavelmente um ciclo social bem diferente do que estava habituado.

    Isso irá te ajudar a crescer como profissional, por conta da troca de experiência, e como pessoa também.

    Técnicas diferentes

    Mesmo que o mesmo esporte seja jogado em vários cantos do mundo, mudar totalmente de ares poderá te proporcionar o conhecimento em outras áreas.

    Experiência de vida

    Como já dito anteriormente, todo o Intercâmbio Esportivo é uma experiência nova em sua vida. O período fora de casa irá te tirar da zona de conforto e isso trará muitos frutos para o futuro.

    Novas oportunidades

    Além de uma grande conquista para o seu currículo, o intercâmbio irá lhe abrir novas portas e, com elas, muitas oportunidades. Só é necessário saber aproveitar tudo isso.

    Acompanhe a sua performance

    Já deu para perceber que é realmente uma oportunidade e tanto, mas como conseguir? A primeira coisa que você precisa fazer é se dedicar ao esporte, pois o intercâmbio é focado em quem já tem uma boa performance.

    Se você está em busca de melhorar as suas skills, você pode apostar em ferramentas que facilitem esse caminho (o qual, claro, envolve muito treino).

    Dez21 imag2 intercambio

    Morar Em Outro País Praticando Esporte

    Você já pensou em morar em outro país praticando esporte? Se você é apaixonado por atividades físicas e tem certas habilidades com algum esporte em específico, o intercâmbio esportista é ideal para você.

    Muito provavelmente você já deve ter visto alunos indo para outros países estudar engenharia, idioma, moda e outros assuntos, mas já parou para pensar que o mesmo serve para o ramo de esportes?

    Esse se torna o maior sonho de muitos atletas a partir do momento que eles tomam conhecimento dessa oportunidade. Sendo você mais jovem ou mais velho, há espaço para ter sucesso fora do Brasil.

    Entenda como morar em outro país praticando esporte

    Morar em outro país praticando esporte nada mais é do que realizar um Intercâmbio Esportivo. É uma viagem de média a longa duração onde o atleta precisa focar nas suas habilidades dentro de quadra.

    Normalmente os intercâmbios duram mais do que três meses, então já é preciso ter uma preparação para passar um tempo longe de casa (e em uma cultura que pode ser bem diferente da sua).

    Além de focar no esporte em si, é muito importante que você também abrace a oportunidade de aprender um novo idioma. Cerca de 5 meses nos EUA, por exemplo, valem mais do que anos de inglês.

    De acordo com a BELTA - Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio do Brasil - cerca de 360 mil brasileiros fizeram intercâmbio em 2018, mas a categoria esportiva não foi muito explorada.

    Isso porque poucos sabem da possibilidade de morar em outro país praticando esporte.

    Devido ao esporte, aproximadamente 3000 brasileiros viajaram pelo mundo, tendo bolsa integral ou parcial.

    Então, resumindo: você irá para outro país aprimorar as suas habilidades do esporte escolhido, conhecerá uma nova cultura, terá muitas oportunidades e passará por uma das maiores experiências de sua vida.

    Como é possível fazer intercâmbio esportista

    Bem, para morar em outro país praticando esporte é preciso ter habilidade em algum esporte.

    Tendo isso, uma possibilidade é ir através de projetos da faculdade, pois normalmente há parcerias com escolas de outros países e com isso você ainda consegue bolsas de estudos.

    Mas essa é uma das opções, você também consegue ir através de agência (mas, nesses casos, talvez seja um pouco mais difícil conseguir algum tipo de bolsa).

    Então, se você está em uma faculdade, a primeira coisa a fazer é verificar se ela possui algum projeto de extensão ou algo do tipo (o mesmo vale para colégios).

    Caso não tenha, aí você pode partir para uma alternativa dependente. Entretanto, é muito importante verificar as credenciais das agências.

    Tanto os pais quanto o atleta devem tomar muito cuidado na hora de escolher agência para garantir de que tudo é absolutamente seguro e que o atleta terá todo o apoio necessário.

    Quer viajar? Melhore suas habilidades

    Um ponto crucial para você conseguir morar em outro país praticando esporte é, obviamente, ter um bom desempenho no esporte.

    Se você achou a ideia interessante e deseja investir nessa possibilidade, a recomendação é focar no seu desempenho. Uma forma de potencializar as suas skills é contar com ferramentas que deem esse suporte.

    Hoje em dia há aplicativos de acompanhamento que buscam melhorar sua performance de maneira muito mais eficiente. Ideal para quem quer resultado em menor intervalo de tempo e de forma mais assertiva.

    Morar em outro país praticando esporte é uma grande experiência de vida, a qual muitos atletas conseguem seu devido destaque por conta desta aventura. Então, para tornar o sonho de intercâmbio esportivo mais palpável, comece a ver quais são as suas possibilidades (ir por universidades ou agências, por exemplo), quais são os próximos passos e, claro, treine bastante!


     

    logo ies gd bcIES - International Evaluation System
    Av. Rio Branco, 257 - Cj 902 - Centro
    200040-009 | Rio de Janeiro - RJ 

    Últimos Artigos no Blog

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Segunda Parte

    Colocamos aqui alguns pontos que acreditamos importantes na hora de montar o circuito: 1 – Um profes...

    09
    Mar2022

    Aprenda como organizar um treino em circuito. Primeira Parte

    O treino em circuito foi desenvolvido para que o máximo de crianças ou atletas pudessem realizar dif...

    O Aplicativo IES

    bt google store

    bt apple store

     

    © 2017 IES. Todos os direitos reservados.

    Busca no site