Os atletas que estão iniciando o processo competitivo começam a encarar a modalidade com mais seriedade, procurando se aprimorar de maneira mais rápida para obter sucesso nas competições em que participa.
Nas modalidades coletivas, como futebol e futsal, também ocorre o início de uma definição de posição de jogo que requer habilidades e funções específicas. Diante disso, o treinamento tende a ficar mais intenso e especializado, e a avaliação de desempenho deve acompanhar esta mudança. Neste cenário, a interpretação da avaliação IES deve usada da seguinte forma:
1 – A análise dos resultados quantitativos ganha bastante importância para posicionar em que nível está o jogador em relação ao que é esperado para a sua idade e em relação ao grupo.
2 – Priorizar os fundamentos específicos à posição do jogador, pois eles serão mais importantes para evolução de desempenho do atleta.
3 – Foco nos resultados qualitativos para observar o que precisa ser aprimorado.
4 – Análise da evolução do jogador (no caso do mesmo ter mais de uma avaliação) para observar se o treinamento está sendo eficiente no aprimoramento do seu desempenho.
A partir destes quatro pontos os pais devem ficar cientes de como o desempenho do seu filho está ranqueado, assim como o que precisa ser aprimorado de maneira mais urgente. A análise de sua evolução deve ser mais intensa, visando observar se o treinamento aplicado e a experiência com as competições estão fazendo o seu filho evoluir de maneira satisfatória. Quanto mais específico e individualizado for o treinamento, maior a chance de ocorrer um aprimoramento rápido e consistente.